Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  PPAULO
E-mail:  não-disponível
Data:  27/AGO/2011 9:36 PM
Assunto:  Destaques.

Mensagem: 

Concordo com a Fran.     Ainda que eu seja leigo no assunto.

a)    Se é dentro do trabalho (no texto) as palavras talvez seriam "remarks", "focus", "  "important" (being important or having a important quality in it)" tratado como substantivo aqui, quase adjetivo também.

b)   Como verbo eu diria que poderia ser "point out", "argue", "remark", "highlight", "draw attention (to the fact...),

c)   Como adjetivo, e de novo Fran foi é grande ajuda: ouststanding, prominent...yada yada yada.

------------------------------

Em se tratando de normalização de monografias, TTCs, trabalhos acadêmicos e publicações técnico-acadêmicas,  nunca vi falar de "destaque".    Digo, com outro significado além do de destaque tipográfico (realçar letras em itálico, negrito, caixa alta etc). 

É só olhar as normas ABNT e alguns sites de referência.

Fora disso, só vejo caber na seção "acknowledgements" (DEDICATÓRIA e/ou AGRADECIMENTOS, que são opcionais)

Ilustrando meu ponto de vista.

http://www.zemoleza.com.br/como_fazer_monografia.asp

Antigamente indicava-se o uso de aspas e dos estilos de fonte itálico, negrito e sublinhado indistintamente para destacar palavras estrangeiras, títulos das obras, dos capítulos, de palavras não usuais, de transcrições etc.. Isso encontrava justificativa no passado, pois não se podia exigir que os acadêmicos dispusessem de máquinas datilográficas com tantos tipos diferenciados. Todavia, não há mais justificativa para tanto, tendo em vista que o programa processador de textos dispõe de todos estes recursos.

Assim, recomenda-se o seguinte:

o emprego de aspas para destacar transcrições de textos;
    o uso do itálico para destacar palavras ou frases em língua estrangeira;
    o emprego do negrito para destacar o nome de uma monografia ou um de um capítulo, bem como palavras de efeito e expressões principais contidas em um parágrafo;
     o uso do estilo sublinhado somente para destacar links (vínculos) empregados em informática.

Como eu disse, dedicatória e agradecimentos são opcionais, pelo menos para essa faculdade aqui ->

http://www.unirio.br/farmacologia/MODELO%20MONOGRAFIA/Modelo%20Monografia.pdf

Boa sorte, Cida, e tente ser mais específica, please.    Ajude-nos a te ajudar da melhor forma possível.

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
destaques  –  Cida  27/AGO/2011, 4:21 PM
destaques  –  Fran  27/AGO/2011, 9:00 PM
 Destaques.  –  PPAULO  27/AGO/2011, 9:36 PM
Destaques.  –  PPAULO  27/AGO/2011, 9:42 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K