Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  leo76
E-mail:  leoresende@yahoo.com.br
Data:  15/DEZ/2011 9:36 PM
Assunto:  Orações sem sujeito, mais algumas questões

Mensagem: 

Muito obrigado Ricardo e Fran.

As respostas de vocês foram esclarecedoras e as indicações muito boas. No entanto eu gostaria da atenção de vocês para mais algumas ideias e questões deste assunto.

Antes de eu conhecer o site da S&K ESL sempre ouvi dizer que toda oração na língua inglesa (indiscriminadamente) possui um sujeito explícito e como sou principiante em inglês logo imaginei que fosse sempre fácil determinar o sujeito em qualquer oração do inglês mesmo nas existenciais correspondentes as orações sem sujeito do português. Bem, agora vejo que as coisas não são tão simples assim.

Observando o que vocês explicaram vejo que o inglês, do ponto de vista da Lógica, fornece um tratamento melhor que o do Português* para as orações existenciais. Mas mesmo assim estas orações seguem como objetos "complicados" ou controversos, pois não há uma explicação única ou perfeita para estas orações segundo o Ricardo. Indo mais longe me arrisco a achar que parece ser impossível formular um método para definir o sujeito de qualquer oração apenas dentro (sem acréscimos ou formalizações lógicas) do inglês, português ou outra língua natural. Certo?

Outra coisa importante, a menos que eu esteja enganado, é o fato de que as linguagens naturais não possuem o mesmo rigor das linguagens artificiais como a:

1) FOL (http://en.wikipedia.org/wiki/First-order_logic);

2)ZFC(http://en.wikipedia.org/wiki/Zermelo%E2%80%93Fraenkel_set_theory);

3) Linguagens de programação (LISP, C++, Java, etc.);

etc.

Por isso as linguagens naturais encerram dentro de si inúmeras contradições e incoerências que são impossíveis de serem resolvidas dadas asformas como tais línguas se apresentam ou são construídas.

Para terminar li em muitos lugares e ouvi de várias pessoas que uma linguagem perfeita e livre de contradições só pode existir no universo da Lógica Matemática pura ou ser criada através de uma fusão de linguagens naturais com a Lógica como foi em parte o Esperanto. Também, ainda nesse assunto me indicaram a obra abaixo para uma explicação precisa e rigorosa sobre as relações da Lógica com as linguagens naturais ou artificiais: 

http://loveguests.com/books/computer/28483-handbook-of-logic-and-language-second-edition.html

O que vocês acham?

Att, Leonardo

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Orações sem sujeito  –  leo76  15/DEZ/2011, 11:43 AM
Expletive Sentence, Orações sem sujeito  –  Fran  15/DEZ/2011, 1:50 PM
Orações sem sujeito  –  Ricardo - EMB  15/DEZ/2011, 2:23 PM
 Orações sem sujeito, mais algumas questões  –  leo76  15/DEZ/2011, 9:36 PM
Orações sem sujeito, mais algumas questões  –  Fran  16/DEZ/2011, 12:49 PM
Orações sem sujeito, mais algumas questões  –  leo76  17/DEZ/2011, 8:50 AM

Contents of this forum are copy-free.