Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]
   
ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE


Autor:  PPAULO
E-mail:  não-disponível
Data:  07/MAR/2012 11:42 PM
Assunto:  Surdos.
 
Mensagem: 

Sou intérprete e gostaria de saber se algum professor de inglês poderia me orientar como ensinar inglês para surdos. Agradeço desde . (correções minhas)

 

              Re: Caro amigo, imagino que você seja interpréte de Libras? (línguas de sinais). Nunca tinha ouvido falar do assunto, digo, nunca ouvi falar de que algum professor ensinava inglês especificament para surdos/deficientes auditivos.  Mas deve ter algum ou alguma escola por aí.

              O que achei foram alguns site, talvez acessando você consiga interagir com profissionais da área. Até mesmo o ensino médio e superior parece incipiente nessa área, no ENEM houve falhas no apoio a esse segmento...

 

 

-----------------------------------------------------------------------

     Colégio Estadual para Surdos Alcindo Fanaya Júnior oferece educação infantil, fundamental, médio e profissional.

    Conta também com serviço de audiometria e curso de libras gratuito para familiares de alunos.
      Horário de atendimento:
      De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h30.
Características: Acesso a portadores de necessidades especiais
http://www.ctaalcindofanaya.seed.pr.gov.br
Última atualização de dados: 23/02/2011

 

---------------------------------------------------------------------------------
   O seguinte site dá algumas idéias:

http://www.cultura-sorda.eu/resources/Fernandes_praticas_letramentos+surdos_2006.pdf

    A proposta é “garimpar” textos interessantes, ricos em imagens que ofereçam apelos
visuais sedutores para o aluno, independente do meio de materialização: fotografias,
desenhos, caricaturas, cartazes, outdoors, folhetos, informativos, revistas, jornais, gibis,
artes plásticas e cênicas, vídeos com trechos de programas de TV (novelas, humorísticos, propagandas...), filmes (legendados, preferencialmente), games eletrônicos, softwares, entre outros. Como há gêneros em as imagens são quase que obrigatórias, como a publicidade, o único cuidado é diversificar as fontes para ampliar o repertório cultural do aluno.
      A leitura das imagens e a sua relação com as experiências vividas permitirão o
despertar da atenção e do interesse pelas possíveis mensagens que o texto veicula. A
experiência nos ensina o quão desestimulante é iniciar as experiências de leitura com textos sem apelos visuais, o que torna o processo penoso e desestimulante pela falta de pistas para a decifração.

 

     http://www.feneis.org.br/page/escolasbrasil_sul.asp

     Escolas para deficientes auditivos nas diversas regiões do Brasil.

 

 

    E boa sorte na pesquisa, e com seus possíveis alunos.


Envie uma resposta
Índice de mensagens


 English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
surdos  –  jb  05/MAR/2012, 3:31 AM
 Surdos.  –  PPAULO  07/MAR/2012, 11:42 PM
Surdos.  –  Dale/USA  08/MAR/2012, 5:03 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K