Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  PPAULO
E-mail:  não-disponível
Data:  08/DEZ/2012 3:01 AM
Assunto:  Frase feita

Mensagem:  Nice one, Dale. Very enlightening and I, personally, learnt a lot from the piece on Wikipedia.
And I don´t think Brazilians play it.  However, the closest we have to it is "laça-laça" with its variations (people also call it "jogo das argolas" (para laçar objetos ou um pedaço de cabo de vassoura encravado no solo, "jogo das garrafas" etc.)
In other words, the close to it in my conception, is the "to play hoopla"
(I am not sure if in the States it´s called this way.)

http://www.thefreedictionary.com/hoopla
    hoopla [ˈhuːplɑː]
    n
    1. (Group Games / Games, other than specified) Brit a fairground game in which a player tries to throw a hoop over an object and so win it

to play hoop-la - jogo em que você arremessa aros, e se conseguir acertar uma garrafa, você ganha um prêmio.
----------------------------------------------------------

I don´t ever heard of playing horseshoes here in Brazil, yet I can´t speak here for South Region, I just traveled there twice or three times and for a little span of time. 

http://amomuitomeuplaneta.blogspot.com.br/2010_02_01_archive.html
Esse jogo de argolas é a dica de hoje para a criançada.
Use uma garrafa de Coca-Cola. Corte as partes de cima e a de baixo, e cole as duas com cola branca ou fita adesiva. Você pode encher o interior de tampinhas coloridas, para ficar mais bonito.
Confeccione as argolas cortando faixas de garrafas, de 2,5 a 3 cm de espessura, e faça o acabamento a quente.
Agora é só escolher a distância e treinar a pontaria.

Ocorreria também um concurso da rainha da festa, no qual a vencedora recebeu como prêmio um mimo e um camarote no Theatro Santo Estevam. O jogo das garrafas consistia em acertar argolas nos gargalos das garrafas, cheias de vinho do porto, licores finos, águas minerais e cerveja.
   Cada argola custava 300 réis. Ocorreria também um leilão de perus, leitões, doces. A banda Azzarias de Mello e a Giuseppe Verdi abrilhantariam a festa. A matéria concluiu que com tantos atrativos não teria por que alguém não ir à Praça Rezende passar algumas horas agradáveis.

(hmm, from a site (and from an abstract, but don´t ask me where from...my memory´s a sieve these days...!)

I must be getting old, describing such time, it was when I was a child...I would go to fairgrounds and ride an old chairoplane,  a Ferris Wheel or (if it was a better fairground or (amusement) park) I would ride a bumper car.  The youngers would ride a carousel on those horses (under parent´s close supervision)...
    And now, comes this guy talking about these "money paper" we made of used cigarettes´ packs....times of Hollyood, Continental, and Carlton...and of the soda "Crush", "Dore" and the likes. This gives pangs of nostalgy!
     Nowadays, we see our kids wasting too much time playing Fifa on the video game, ough! 
     Note: I am not against video game playing, but a bit of moderation is always good. IMHO.

From the blog/site Montalvania...something with Montalvania on it...:

Bons tempos e ali próximo como visinho morava uma família que no seu berço familiar contava com TIM, CIDO e o mais vivido que nós SITHONY, mas Tim e Cido meus amigos , meus colegas Cido um pouco mais pela idade próxima e porque eramos colegas de escola, Tim menor que nós porem sempre em nosso convívio, entre outros contos, de bola, de raia, de pião, de banho no rio cocha escondido da mãe, lembro-me de um parquinho que se instalou em uma area próximo ao campo, era nossa diversão ficávamos lá o dia todo e tinha um joguinho que era o preferido nosso, umas latinhas com dinheiro ou papeis de bombons em baixo delas e para ganhar bastava laçar a latinha com uma argola que comprávamos do parquinho, era o maximo, mas o parquinho foi embora e ai entra Tim "Reskala" na historia, talvez nem se lembre, mas em minha memória tal acontecimento é vivo até hoje, eis que Tim o menorzinho de nós inventou seu próprio parquinho alias uma parte dele aquela parte que todos nós adorávamos, ele arrumou então algumas pilhas de radio arrumou algumas argolinhas feitas de arame e embaixo das pilhas colocou carteiras de cigarro vazias e dobradas como forma de dinheiro cada uma com seu valor salvo engano, Arizona 5, Continental 10, Hilton 50, e assim quanto mais difícil a carteira de cigarro lógico correspondia um valor maior, e tudo acontecendo ali na area de sua casa, e nós jogadores restava percorrer Montalvânia inteirinha atrás de carteiras de cigarro para jogar no parquinho de um jogo só do pequeno-grande Tim, penso cá com meus botões se não estaria ai a primeira grande façanha desse que hoje nos permite dialogar desta forma com este site. Parabéns garoto você é demais saudades de você e do Cido meu irmão, meu colega, meu visinho (sic) e hoje sumido. Um grande abraço.

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Frase feita  –  lucatan  04/DEZ/2012, 12:46 PM
Frase feita  –  miltonhw  04/DEZ/2012, 5:09 PM
Frase feita  –  Tiago T.  04/DEZ/2012, 10:03 PM
Frase feita.  –  PPAULO  05/DEZ/2012, 12:58 AM
Frase feita  –  Tiago T.  06/DEZ/2012, 1:10 AM
Frase feita  –  Tiago T.  06/DEZ/2012, 1:23 AM
Frase feita  –  Dale-USA  07/DEZ/2012, 2:09 PM
 Frase feita  –  PPAULO  08/DEZ/2012, 3:01 AM
Frase feita  –  Tiago T.  06/DEZ/2012, 1:51 AM