Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  Fox Fox
E-mail:  não-disponível
Data:  08/DEZ/2014 3:05 PM
Assunto:  Cultura inútil

Mensagem: 

Durante mais de cinquenta anos o que mais tive foi “essa tal de motivação”, aprendi a ler, escrever e falar 'robóticamente',ou seja, me tornei uma pessoa 'culta' no inglês ao ponto de ser procurado por muitos alunos para que eu os ajudasse nas traduções de alguns textos, todos a mim encaminhados pelos respectivos professores. De que adiantou a “motivação até exacerbada” se eu não conseguia atingir os objetivos linguísticos ao ponto de interagir com qualquer nativo da língua inglesa? O ensino de línguas no Brasil e no Mundo esta todo errado – tenho absoluta convicção disto, descontando aqui apenas as escolas multilinguísticas e os intercâmbios ao dispor de apenas uma minoria privilegiada. E os demais pobres mortais? De que adianta uma pessoa ser culta, mas surda como acontecia comigo? Aprender a falar inglês no Brasil é cultura inútil, porquanto é raríssima a oportunidade que se tem de conversar em inglês com outra pessoa – posso contar nos dedos da mão, as vezes que tive oportunidade de conversar em inglês com alguém, nativo ou não. O foco está errado – venho dizendo isto aqui há mais de dez anos. Sou a prova viva, ainda, de que a abordagem correta funciona.

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Avoid absences  –  jeimison  05/DEZ/2014, 11:38 AM
Avoid absences  –  Ricardo - EMB  05/DEZ/2014, 3:01 PM
 Cultura inútil  –  Fox Fox  08/DEZ/2014, 3:05 PM
Avoid absences...  –  PPAULO  10/DEZ/2014, 3:06 AM
Avoid absences...  –  PPAULO  13/DEZ/2014, 1:16 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K