Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]
   
ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE


Autor:  Ricardo - EMB
E-mail:  emb@sk.com.br
Data:  13/MAI/2015 11:27 PM
Assunto:  Esclarecimento
 
Mensagem: 

Prezado Enio,

 

O aprendizado natural de uma língua estrangeira se inicia sempre pela familiarização com essa língua na sua forma oral, em situações reais de convívio em ambientes onde essa língua é usada, pois línguas são, fundamentalmente, fenômenos orais. Das 4 habilidades - listening, speaking, reading e writing, a ordem natural é exatamente essa: o entendimento oral precede a produção oral, e estas habilidades orais precedem ou ocorrem em paralelo ao desenvolvimento das habilidades com a língua escrita.

 

A inversão dessa ordem pode causar problemas, principalmente em se tratando de ingês como língua-alvo. Isto porque a correlação entre ortografia e pronúncia no inglês é extremamente irregular. Quer dizer, o mesmo grafema (letra) não corresponde sempre ao mesmo fonema (som). Não tem sempre a mesma interpretação, a mesma pronúncia. Isto representa uma acentuada dificuldade e explica o fato do estudante em seu relato não conseguir se comunicar oralmente com nativos.

 

O perfil de aprendizado desse estudante é muito comum no Brasil, onde o ensino da língua inglesa tradicionalmente neglicencia a oralidade ou, quando não negligencia, disponibiliza modelos de performance não autênticos. No caso do seu relato, houve uma assimilação parcial. Seria uma situação comparável a de uma pessoa que conhece todas as regras de trânsito e alcança pontuação máxima no exame teórico para carteira de habilitação, sem saber dirigir. Possui conhecimento sem ter ainda desenvolvido a habilidade correspondente. Para alcançar fluência, não precisará estudar. Terá, isto sim, que praticar muito.

 

Quanto às diferenças entre os dialetos americano e britânico, eu diria que são menos acentuadas do que as diferenças entre o português brasileiro e o europeu. O ideal para um aprendiz é familiarizar-se com ambos.

 

Atenciosamente,

Ricardo - EMB


Envie uma resposta
Índice de mensagens


 English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Esclarecimento  –  Enio Reis  13/MAI/2015, 9:35 PM
 Esclarecimento  –  Ricardo - EMB  13/MAI/2015, 11:27 PM
Esclarecimento  –  Fran  14/MAI/2015, 6:12 AM
Esclarecimento  –  crok is loco  19/MAI/2015, 7:21 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K