Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  Fran
E-mail:  não-disponível
Data:  13/JUL/2015 6:39 AM
Assunto:  Bilinguismo

Mensagem:  Não sou muito de pesquisa e nem da parte teórica, mas na minha infância, em Curitiba, por volta de 1979, nos meus nove anos, minha família foi morar em um bairro de Curitiba onde o bilinguismo era presente nos vizinhos de descendência polonesa e alemã. 

Na grande região metropolitana de Curitiba há municípios, onde o bilinguismo é mais marcante, um desses Araucária, onde é forte a influência polonesa, mas a meu ver não é um bilinguismo estruturado e nem ensinado formalmente. É um bilinguismo familiar, onde o polonês é falado entre diversos parentes em épocas de encontros sociais.

Em Campo Largo, outro município de Curitiba, há uma paróquia onde a missa dominical é rezada em polonês. 

Talvez, para ajudar sua pesquisa verifique fontes em websites de pesquisa, com os tópicos:

- a imigração polonesa no território Paranaense
- poloneses no Paraná
- cultura polonesa em Curitiba

Há também uma imigração mais recente no Brasil, de sul coreanos e haitianos.

Geralmente na imigração mais recente os filhos pequenos aprendem o idioma alvo mais rapidamente e muito melhor do que os pais, e a comunicação após alguns anos no novo país, entre pais e filhos é feita em 2 idiomas, os pais falam na língua materna e os filhos respondem no segundo idioma; e a conversa se desenrola em 2 línguas simultaneamente sem interrupção para tradução.

Eu observo mas não conheço a base teórica por trás da situação porque não estudei linguística, não sei dar nome aos bois.

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Bilinguismo  –  Neemias dos Santos Almeida  11/JUL/2015, 10:53 PM
 Bilinguismo  –  Fran  13/JUL/2015, 6:39 AM
Bilinguismo  –  Neemias dos Santos Almeida  15/JUL/2015, 9:11 PM
Bilinguismo  –  PPAULO  16/JUL/2015, 3:09 AM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K