Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  PPAULO
E-mail:  não-disponível
Data:  26/JUL/2007 8:45 PM
Assunto:  trema/ acento diferencial

Mensagem: 

Homônimos – são palavras que apresentam a mesma pronúncia ou grafia, mas possuem significados diferentes. Eles podem ser:

homônimos homógrafos – são palavras iguais na grafia e diferentes na pronúncia -;

homônimos homófonos – são palavras que possuem o mesmo som e grafia diferente -;

homônimos perfeitos – são palavras que possuem a mesma pronúncia e grafia, mas significados diferentes.

Parônimos – são palavras que possuem significados diferentes, mas apresentam pronúncia e grafia parecidas.

------

Começando por 2-"pêlo"   vs "pelo"

Não lembro exatamente agora se com os significados de: substantivo "fio de cabelo", preposição "pelo" ou verbo "pelar" se são homônimos ou parônimos (tanto tempo sem ir a escola!), mas é óbvio que o acento sempre faz toda uma diferença aqui.

O item 1- Trema, era de maior interesse omití-lo (houve até convenção internacional de países lusófonos com esse fim), não me pergunte porque o trema incomoda tanto, talvez preguiça dos estudiosos da língua. Mas talvez eles tenham razão, poderíamos talvez passar sem o trema, mas ele é uma indicação de pronúncia, assim o fonema não fica "ki" quando no meio de uma palavra como "líqüido", na verdade trata-se de um recurso que ajuda a pronúncia, caso não houvesse a pronúncia teria que ser "apenas lembrada" e sabemos que 'apenas lembrar' não é a praia dos estudantes brasileiros e talvez de outros países também.

Um exemplo de onde esse "só lembrado" leva é que muita gente pronuncia: jôgos, fôrnos etc quando o certo é jógos, fórnos, e por aí em diante.

= = = ==

DESTE = usa-se para se falar de alguma coisa que está distante (muito ou pouco) de nós.

DESSE= usa-se para falar de algo próximo.

da mesma forma

ESTE = é o pronome demonstrativo que indica o que,  ou quem está próximo ou junto da pessoa que fala.

ESSE = designa o objeto ou pessoa que está próximo da segunda pessoa (ou seja, a que está falando).

= = = == = = = = = ==

Em documentos oficiais, se eu recebo um ofício/fatura/nota/memorando etc, quando eu for responder eu posso usar "Desconsidere a cobrança das faturas emanadas desse Departamento (esse, o meu Depto./Seção/instituição...)   caso esta Seção tenha feito o pagamento em tempo hábil.    (aqui a Depto./Seção/instituição que recebeu a fatura, não a minha).

O macete é lembrar que eu estou redigindo o documento então o Departamente é (esse), e estou lembrando ao outro Depto. que se (este ) pagou desconsidere.

É por aí, contudo, algum mestre de português poderia ser mais sucinto, lógico.

Bom saber que há interesse nessas questões.

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
trema/ acento diferencial  –  Dalva  22/JUL/2007, 5:10 PM
trema/ acento diferencial  –  Márcio Farias  23/JUL/2007, 12:14 AM
trema/ acento diferencial  –  Dalva  22/JUL/2007, 8:58 PM
trema/ acento diferencial  –  Márcio Farias  23/JUL/2007, 12:21 AM
trema/ acento diferencial  –  Eu  24/JUL/2007, 1:13 PM
 trema/ acento diferencial  –  PPAULO  26/JUL/2007, 8:45 PM
trema/ acento diferencial  –  PPAULO  26/JUL/2007, 9:10 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K