Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  Lika
E-mail:  não-disponível
Data:  13/JAN/2008 11:12 AM
Assunto:  quem tem boca

Mensagem: 

Sinceramente ,até acredito que haja explicação histórica para vaia Roma ,estou me recordando de ter ouvido  algum lingüista falar isso , mas essa noção inicial deve ter se perdido ao longo da história pois  nunca ouvi isso na boca dos falantes no Brasil , o que o povo usa é vai a Roma .Há alguns ditados que se modificaram com o tempo , no livro Na Casa  da Mãe Joana tem alguns exemplos , acho que foi até lá que li isso sobre vaia Roma  . O que importa é que se os falantes da língua portuguesa não usam mais  , a nova versão é a que deve ser usada . Esta semana até assisti o  programa Lugares Incomuns com a   Didi Wagner no GNT sobre esse ditado . Ela estava em Nova York e entrevistou vários taxistas , a pergunta inicial era : Você acredita que quem tem boca vai a Roma ? depois , falou com várias pessoas sobre este tema.

Tentei acahr uma explicação para isso não fui bem sucedida, entretanto achei isso na  INTERNET :
Voce sabia ?
8) dito Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão está errado? O certo é "Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão..."?
9) O dito Cor de burro quando foge está errado? O certo é "Eu corro de burro quando foge".
10) O dito Quem tem boca vai a Roma está errado? O certo é "Quem tem boca vaia Roma".
11) A expressão Cuspido e escarrado está errada? O certo é "Esculpido em Carrara (o mármore)".
12) A expressão Quem não tem cão, caça com gato é errada? O certo é "Quem não tem cão, caça como o gato (ou seja, sozinho)".

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
quem tem boca  –  Luis  13/JAN/2008, 7:38 AM
 quem tem boca  –  Lika  13/JAN/2008, 11:12 AM
quem tem boca  –  Luis  13/JAN/2008, 12:25 PM
quem tem boca  –  PPAULO  13/JAN/2008, 1:14 PM
quem tem boca  –  pat  14/JAN/2008, 8:52 PM
quem tem boca  –  Márcio Farias  15/JAN/2008, 9:08 PM
quem tem boca  –  PPAULO  18/JAN/2008, 12:24 AM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K