Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  Ana Lúcia
E-mail:  não-disponível
Data:  23/SET/2009 9:09 PM
Assunto:  Sobre Professores

Mensagem: 

Henry,
Não sei se vc percebeu, mas mudei o tópico do meu post para “sobre professores “ porque não posso e nem quero comentar como professora da rede citada já que nunca trabalhei lá . Concordo com você no que diz respeito a pessoa não se sujeitar a ficar em lugar que não está satisfeito, tanto é que já pedi exoneração de dois dos três concursos públicos em que  fui aprovada. Um era estadual e outro municipal. Atualmente trabalho em uma escola pública municipal e ganho uma bolsa de estudos. O que ganho não é suficiente, se eu aceitar outros empregos não poderei dedicar-me aos meus estudos e também perderia a bolsa, assim recebo ajuda da família.

Você disse que não acha justo as pessoas trabalharem em dois empregos. Dois vc está sendo modesto, pois na realidade, professores trabalham em vários empregos, públicos só podem dois, mas muitos conseguem não ser descobertos e trabalham em três públicos e mais alguns particulares. A carga horária é puxada, manhã, tarde e noite .

Você também comenta que somos livres. Será mesmo ? Num país que não temos acesso a cultura, a boa educação pública, a bons livros, a segurança, à saúde. Nem todos podem escolher onde vão trabalhar, muitos sustentam suas famílias e ainda ajudam os pais; eu vivo no meio de professores e sei muito bem o passam. Ouço quase todos os dias “gostaria de largar tal escola, mas preciso esperar meu filho acabar a faculdade“.  Amigos se sujeitam  a trabalhar em escolas particulares apenas por não  poderem de outra forma pagar as altas mensalidades que muitas vezes, de um aluno é maior que seus proventos. Isto é liberdade de escolher onde quer trabalhar? Realmente ninguém coloca uma faca no peito do professor o obriga, mas a vida o obriga a optar por trabalhar nem sempre onde gostaria. Não sigo seu pensamento, porém, quando diz  que o professor particular concorre com o curso, mesmo em localidades menores, a não ser que seja muito pequeno mesmo, pois geralmente o aluno que procura professor particular é aquele que não pode ter um horário fixo, tipo terça e quinta ou segunda e quarta, às vezes ele só pode ir  dias não alternados terça e quarta ou segunda e quinta e os cursos não trabalham assim.

Outra questão é a modalidade, muita gente me procura para estudar para prova de mestrado ou doutorado. Qual o curso que é voltado apenas para leitura? O curso é voltado para oralidade, até o aluno chegar ao seu objetivo, terá que cursar vários anos. E qual o professor particular que tem quadro interativo como por exemplo a Cultura Inglesa?  Qual o professor que faz sorteio para Disney? Quem oferece aulas extras de música, filmes, conversação, reforço? O que não seria justo e nem ético, o professor aceitar aluno do curso em que trabalha para aulas particulares, mais aí, já vai para o lado da falta de ética e não acredito que educadores tenham essa postura.

Quanto aos valores da rede pública, são baixos mesmo, mas te garanto que pelo menos os 12 reais pagam, eu ganho 29,16 mas não tenho nada extra. O município vizinho paga menos mas tem plano de saúde, 14º salário, licença prêmio de 4 em 4 anos. Agora, não dá para comparar emprego público com particular, primeiro porque os eu diretor não é o seu patrão, você é um concursado e te tratam com respeito. Vc pode pedir redução da sua carga horária para estudar e outras vantagens que um curso nunca proporcionará.

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Sobre a Wizard.  –  Lady bug.  19/SET/2009, 3:50 PM
Sobre a Wizard.  –  Sidney  19/SET/2009, 5:17 PM
Sobre a Wizard.  –  student  20/SET/2009, 9:57 AM
Sobre a Wizard.  –  Aman  20/SET/2009, 4:06 PM
Sobre a Wizard.  –  aman  20/SET/2009, 4:06 PM
Sobre a Wizard.  –  Henry  21/SET/2009, 8:43 AM
Sobre a Wizard.  –  student  21/SET/2009, 11:13 AM
Sobre Professores   –  Ana Lúcia  21/SET/2009, 8:21 PM
Sobre Professores   –  José Roberto  21/SET/2009, 11:27 PM