Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]
   
ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE


Autor:  Fran
E-mail:  não-disponível
Data:  16/OUT/2009 5:25 PM
Assunto:  Curso no exterior para formados em Letras (inglês)
 
Mensagem: 

João,

 

Esta área de sondagem deve ser muito ampla no Canadá, ao norte do Canadá, no Alaska, etc.

 

Não é que não valem de nada os cursos, no ponto de vista pessoal valem muito; mas esses cursos livres tem valor pessoal mas não valor oficial por exemplo pra prestar um concurso, ser contratado pela rede pública de ensino do país, etc. Já no caso dos executivos o valor agregado de cursos no sentido profissionalizante é muito maior do que no mundo acadêmico onde os cursos avulsos, livres, realmente não são valorizados por não contar no melhoramento salarial do professor concursado, enquanto que os mestrados e doutorado agregam aumento salarial aos professores concursados.

 

Hoje um mestrado particular sem bolsa nos EUA, somente as aulas, para alunos estrangeiros, cursando 2 anos de curso, distribuídos em 36 créditos, sendo 18 créditos de mestrado (graduate school credit) por ano, isso daria em média um gasto mínimo de 36,000 dólares americanos.

 

Mais a despesas com moradia para uma pessoa solteria por volta de 300 dólares mensais em cidade pequena morando em quarto na proximidade do campus, isto em cidade pequena e interiorana, ou muito mais do que isso em grandes metrópoles.

 

Mais livros, testes, preparação dos testes antes da viagem, e depois livros currículares, comida, transporte.

 

Fora as aulas e os livros, gastos pessoais, compras, comida, transporte etc. a conta fica elevada realmente para cursar um mestrado completo fora do país sem bolsa.

 

Os alunos estrangeiros dentro do visto de estudante, mediante autorização da universidade, podem trabalhar até 20 horas semanais dentro do campus, o ganho é muito baixo e apenas empata no máximo a despesa com moradia em quarto dividido e comida mais ou menos.

 

Após cursar 2 semestres completos pode folgar 1 semestre e optar por trabalhar mediante autorização da universidade.

 

Já os alunos de mestrado em geral assim que são aceitos no mestrado já começam a distribuir currículos para trabalharem como "intern" durante os 3 meses de verão, fazem isso por 2 verões e em Abril do ano seguinte buscam ser contratados com efetivados para poderem ficar nos EUA.

 

No Canadá já são outros caminhos e muitos acredito que partem diretamente para o pedido de visto de residente permanente, mas nos EUA não existe essa ponte, primeiro tem que ser contratado, etc.

 

Muitos solicitam a bolsa de mestrado da CAPES, mas não sei quais os requisitos básicos para obter uma bolsa de aperfeiçoamento de professores universitários via CAPES.

 

 


Envie uma resposta
Índice de mensagens


 English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Curso no exterior para formados em Letras (inglês)  –  João Medeiros  16/OUT/2009, 12:32 PM
Curso no exterior para formados em Letras (inglês)  –  Fran  16/OUT/2009, 1:12 PM
Curso no exterior para formados em Letras (inglês)  –  João Medeiros  16/OUT/2009, 3:30 PM
 Curso no exterior para formados em Letras (inglês)  –  Fran  16/OUT/2009, 5:25 PM
Curso no exterior para formados em Letras (inglês)  –  Fredson  05/ABR/2011, 8:06 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K