Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  Fran
E-mail:  não-disponível
Data:  10/NOV/2009 5:43 PM
Assunto:  Profissão Tradutor em Alta

Mensagem: 

Há que observar quais atalhos as empresas utilizam para economizar com traduções.

Na Europa por exemplo, há um mercado de procura de tradutores mais amplo mas para línguas menos conhecidas.

Penso que em geral os melhores remunerados são os tradutores juramentados - não tenho idéia do processo de obtenção do certificado de tradutor juramentado.

Por exemplo, por volta de 2 anos atrás, uma empresa americana com escritório em Curitiba, do setor de terceirizaçao de RH, queria contratar efetivamente um amigo meu para ser "assistente bilingue" Ing - Port por um salário em carteira de 1,200 Reais mensais.

É uma empresa famosa, com grande conceito mundial, mas me reservo o direito de não citar o nome da empresa por questão de ética.

Como meu amigo me procurou e perguntou minha opinião eu disse a ele que não saísse do estágio no banco, onde ele estagiava na época, e expliquei que era "fria" pegar aquele emprego na consultoria.

Logo, disse eu a ele na época, ele estaria trabalhado até nos domingos e estaria mais envolvido com rotinas administrativas do que atuando na função de assistente bilingue.

No mais, tradução é free-lancer, e os tradutores mais experientes e bem conectados podem ser convidados a traduzir livros, best-sellers, etc.

Há também traduções técnicas.

No caso da matéria do Diário de São Paulo há que pesquisar na própria matéria se não é o caso da matéria estar sendo patrocinada por faculdade ou curso de tradução.

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Profissão Tradutor em Alta  –  Jeferson  09/NOV/2009, 12:19 PM
 Profissão Tradutor em Alta  –  Fran  10/NOV/2009, 5:43 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K