Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  me
E-mail:  não-disponível
Data:  10/FEV/2010 4:46 PM
Assunto:  English as an International Language

Mensagem: 

Caros colegas,

Permitam-me esclarecer melhor minha questão:

A língua inquestionavelmente é o link mais preciso para acesso a cultura de um povo, disso não tenho dúvida. É através da linguagem que um povo expressa sua cultura.

Porém, devemos concordar que a língua inglesa assumiu uma característica muito peculiar. É a única língua do mundo que tem mais falantes não-nativos que nativos. Cerca de 2 em cada 3 falantes da língua inglesa não são nativos. Isso deu a ela o privilegiado status de lingua internacional.

Quando uma língua assume essa posição, ela consequentemente se torna diferente de qualquer outra língua nos seguintes aspéctos:

1 - As pessoas a usam para comunicar-se mais com não-nativos que nativos. ( Exemplo da comunicação no mundo dos negócios)

2 - A língua se sujeita a influências de outras línguas e consequentemente a suas culturas. (diversos dialetos e variações linguísticas.

3 - O uso dessa língua não se dá da mesma maneira como se usa qualquer outra língua do mundo. ( Os falantes não-nativos não usam a língua inglesa da mesma maneira que os nativos).

É como se a língua inglesa tivesse se tornado adulta e  fugiu do controle do seu país de origem, ou seja, ela não tem um dono definido. Todos sentem-se proprietários da língua.

No campo de estudos de inglês como língua internacional existem duas vertentes importantes e conflitantes:

a - Que o inglês carrega consigo os apéctos culturais dos países de origem, mais precisamente Inglaterra e EUA. (O que é verdade  quando uma pessoa mora em um desses países ou entra em contato com a cultura através do estudo da língua e cultura.)

b- Que a língua inglesa é híbrida, ou seja, a partir do momento que outras pessoas tomam posse dela devido ao status em que ela se encontra, as pessoas não necessáriamente assimilam a cultura dos países ingleses por completo, ao invés disso, a usam como veículo de exposição de suas próprias culturas. ( Um brasileiro conversando com um argentino onde nem o brasileiro fala espanhol e nem o argentino fala portugês e ambos decidem se comunicar em inglês)

Notadamente existe verdade em ambas as linhas de reciocínio sendo assim, quando falamos do ensino de inglês como língua internacional em contexto local, ou seja, ensinar inglês no Brasil, onde não se usa o inglês como língua materna, devemos,  refletir e fazer com que os alunos reflitam sobre a sua identidade como falantes de inglês como língua internacional.

Para isso  aplico ao ensino de inglês o pensamento de Paulo Freire sobre a pedagogía crítica. Não se trata aqui de anarquismo ou xenofobia, apenas chamo a atenção dos professores de inglês para que possam usar a língua inglesa não como ferramenta de promoção de uma cultura em detrimento de outra , mas para que os serem humanos possam lidar com as diferenças e juntos defenderem os direitos de todos como sendo habitantes do mesmo planeta, e para que possam promover esse sentimento de solidariedade o principal canal é a linguagem e ela se dá por um instrumento chamado "inglês internacional"

Filipe

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
English as an International Language  –  Filipe  14/NOV/2009, 2:21 PM
English as an International Language  –  Josi  13/NOV/2009, 8:23 PM
English as an International Language  –  me  10/FEV/2010, 4:46 PM
English as an International Language  –  Ricardo - EMB  14/NOV/2009, 10:06 AM
English as an International Language  –  Filipe  14/NOV/2009, 1:56 PM
English as an International Language  –  Fran  14/NOV/2009, 3:21 PM
English as an International Language  –  Paulo S  16/NOV/2009, 8:57 AM
 English as an International Language  –  me  10/FEV/2010, 4:46 PM