Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  Fran
E-mail:  não-disponível
Data:  24/FEV/2010 2:43 AM
Assunto:  para "Opinião" et al

Mensagem:  Opinião et al,

O que você comentou acontece muito. Há que ressaltar que houve um interesse mútuo, do dono da franquia que por sinal também é professor e de seu amigo.

Um ponto interessante é o fato de seu amigo ter estudado 6 (seis) anos.

O que acontece é que a maioria dos alunos que busca franquias quer, quase sempre, uma solução rápida até porque a proposta de muitas franquias é de 120 a 180 horas.

Se amigo muito provavelmente estudou inglês 2 vezes por semana, 2 semestres por ano.

Totalizando em 12 semestres um provável carga horária de 384 horas.

Ou seja, o triplo de horas da franquia que oferece o programa em 120 horas e o dobro de uma outra franquia que ofereça 180 horas.

Certamente que eles usaram outros materiais além do curricular da franquia. Certamente ouviram muito audio.

Enfim cresceram juntos, no inglês, professor e aluno, e esta talvez é a liberdade, do crescimento mútuo que nem sempre, ou raramente, é disponibilizada numa franquia.

Por sinal, quando eu vou ao McDonald's eu quero comer o sanduíche do McDonald's feito conforme o padrão da franquia. Quando quero Burger King vou até o Burger King, e assim vai. Se eu escolher por A mais B que o Fisk é melhor que o CNA e eu for ao Fisk vou fazer questão me ensinem nos livros do Fisk ou vice-versa.

As vezes eu digo, que, com raras exceções, qualquer método pode ser muito bom ou muito ruim, dependendendo de como é empregado tanto pelo professor como pelo aluno. Já ví aluno em escola independente fazendo aula com livro importado, riquíssimo em conteúdo, sem o mínimo interesse de abrir o livro em casa e dar uma lida adicional até porque era uma escola da moda, numa cidade pequena, e os amigos dos amigos estavam a maioria na tal escola.

Tenho amigos que atualmente cursam o nível intermediário numa franquia famosa e o desempenho deles está aquém do ideal para o nível, mas eles não ouvem o CD do curso, o que por sí só pode ativar a compreensão auditiva do idioma e caso eles comecem a imitar a pronúncia do CD podem melhorar a pronúnica do inglês porque o segredo é falado por nativo.

Não existe metodologia mágica, não existe a melhor metodologia, a pior talvez.

Hoje se fala em Web 2.0, daqui a pouco é Web 3.0 e tem uma nova rede de escolas, relativamente pequena mas com uma tradição de meio século que é a rede mãe que deu origem a esta nova rede, de ensino de inglês britânico cujo marketing é totalmente focado na lousa interativa, que transforma o tradicional quadro branco num datashow interativo.

Qualquer um pode aprender inglês até mesmo sentando num banco de praça, conversando, abrindo um dicionário, tomando um Guaraná, com a orientação de alguém que conhece bastante do idioma, não é a lousa interativa que vai fazer o aluno falar mais do que o aluno da sala de aula onde ainda se usa quadro de giz.

Resumindo toda essa salada de palavras e frases eu só sei de uma coisa, ainda estavamos, falando de Brasil, pedalando em termos de estudo, dedicação e oferta de curso de inglês em relação as partes industrializadas da China.

Até proponho um tema nova para discussão. 

Muito se fala em escolas que não funciona e que tal alunos que não funcionam; será que eles existem?

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
WISE UP  –  Jonas - business executivo WISE UP / YOUMOVE  21/FEV/2010, 4:35 AM
WISE UP  –  José Roberto  21/FEV/2010, 8:37 AM
Subject rehashed...  –  PPAULO  21/FEV/2010, 8:41 AM
Subject rehashed...  –  PPAULO  21/FEV/2010, 8:50 AM
WISE UP  –  Alo alo cambio  21/FEV/2010, 9:44 AM
WISE UP  –  Josi  21/FEV/2010, 12:24 PM
WISE UP  –  Paulo S  22/FEV/2010, 1:26 PM
WISE UP  –  CRS  22/FEV/2010, 2:38 PM
WISE UP  –  PPAULO  22/FEV/2010, 11:09 PM
WISE UP  –  Paulo S  23/FEV/2010, 12:47 PM
WISE UP  –  PPAULO  23/FEV/2010, 8:49 PM
WISE UP  –  Opinião  23/FEV/2010, 10:33 PM
WISE UP  –  José Roberto  24/FEV/2010, 12:37 AM
 para "Opinião" et al  –  Fran  24/FEV/2010, 2:43 AM
2 - para "Opinião" et al  –  Fran  24/FEV/2010, 2:52 AM
para "Opinião" et al  –  Sidney.  24/FEV/2010, 5:31 PM
Caveat emptor (para "Opinião" et al)  –  Fran  25/FEV/2010, 12:30 PM
Caveat emptor (para "Opinião" et al)  –  Sidney  25/FEV/2010, 1:36 PM
Caveat emptor (para "Opinião" et al)  –  Fran  25/FEV/2010, 1:53 PM
Caveat emptor (para "Opinião" et al)  –  Sidney  25/FEV/2010, 2:37 PM
como aprender uma língua estrangeiro  –  Fran  25/FEV/2010, 3:07 PM
como aprender uma língua estrangeiro  –  Sidney  25/FEV/2010, 3:52 PM
to Sidney, ( como aprender uma língua ... )  –  Fran  25/FEV/2010, 10:35 PM
to Sidney, thanks a lot for sending it  –  Fran  01/MAR/2010, 6:39 PM
WISE UP  –  Aman  03/MAR/2010, 11:49 PM
WISE UP  –  GGT  22/DEZ/2010, 6:24 PM
WISE UP  –  Will  18/MAI/2010, 9:43 PM
WISE UP  –  Profissional recém selecionada para a Wise Up que  05/SET/2010, 12:30 AM
WISE UP  –  Jonas silva  14/NOV/2011, 11:38 AM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K