Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]
   
ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE


Autor:  Critic
E-mail:  não-disponível
Data:  27/FEV/2010 5:27 PM
Assunto:  O inglês que nos fez falhar?
 
Mensagem: 

"A rede de ensino de idiomas brasileira Wizard vai abrir mil unidades na China até 2020, com o objetivo de aumentar o faturamento em 40% já nos próximos cinco anos.
 
De acordo com o contrato firmado com o conglomerado empresarial chinês Intercontinental Group, a Wizard será responsável por 80% dos investimentos para a abertura das primeiras dez unidades, o que deve ocorrer até o fim de 2010."

http://www.baguete.com.br/noticiasDetalhes.php?id=3511594

 

Olá caros,

 

O motivo de eu ter escrito este post é simplesmente pelo fato de estar convicto de que aprender inglês é uma habilidade funcional e que requer uma vivência em ambientes autênticos de uso, é um instrumento de comunicação social, etc... Entretanto, será que não chegou a hora de divulgarmos mais isso entre os leigos no assuntos?

 

Nós professores de inglês pesquisamos, reformulamos e postulamos as nossas verdades e a difundimos unicamente entre nós mesmos!!! Aí ficamos sem entender como os métodos chamados "errados" dão tão certo! e os métodos chamados "certos" parecem nem ter um efeito significante entre os leigos quando o assunto é debatido.

 

Temos agora um inglês nacional produto exportação que se expalha amplamente pelo mundo todo!!!

 

Será que não chegou a hora de revermos nosso papel como professores e educadores de linguas na sociedade a qual interagimos?

 

Para que tantas pesquisas, convicções, leituras, técnicas, approach, blá, blá, blá... se guardamos todo esse precioso conhecimento numa redoma de vidro protegida a sete chaves???

 

E quando alguem vem nos falar sobre uma experiencia ou um conhecimento que não está em sintonia com o nosso sábio campo de conhecimento, temos na ponta da língua uma resposta ou argumento "pronto" para quebrar as pernas do "leigo" que tenta nos mostrar outro ponto de vista que para nós não passa de balela. As vezes nem damos a eles  chances de opinar sobre o assunto! e quando opinam não damos ouvidos, afinal, quem são eles para falar sobre o que nós, "grandes mestres" estamos cansados de pesquisar?

 

Mas o que pode ser mais desesperador (para nós) é o fato de que mesmo o método tão "errado" e criticado pode dar certo (e já vem dando certo há mais de 20 anos). Então usamos toda nossa terminologia técnica e rebuscada, essecialmente exportada da Inglaterra ou Estados Unidos (diga-se de passagem) para derrubar a "pobre coitada" e tímida metodologia tupiniquim tipo exportação que rende ao nossos empresarios (novos burgueses) alguns dos dólares que os nossos primos nos arrancaram.

 

Chegou a hora de revermos nossos conceitos sobre metodologia, ensino e approach, e mais fundamentalmente, compartilhar nosso conhecimento com a opinião leiga dando espaço para que mais pessoas interessadas no assunto possam debater.

 


Envie uma resposta
Índice de mensagens


 English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
 O inglês que nos fez falhar?  –  Critic  27/FEV/2010, 5:27 PM
O inglês que nos fez falhar?  –  GrupoMulti  27/FEV/2010, 5:53 PM
O inglês que nos fez falhar?  –  Harina de una misma bolsa  27/FEV/2010, 6:30 PM
O inglês que nos fez falhar?  –  Marceli Fabri  27/FEV/2010, 9:09 PM
para: Marceli Fabri  –  Nel  28/FEV/2010, 3:20 PM
para: Marceli Fabri  –  Critic  01/MAR/2010, 12:09 AM
para: Marceli Fabri  –  José Roberto  01/MAR/2010, 12:27 AM
para: Marceli Fabri  –  Critic  01/MAR/2010, 12:50 AM
para: Marceli Fabri  –  Critic  01/MAR/2010, 1:12 AM
to Critic ... Logial Fallacy  –  Nel  01/MAR/2010, 4:55 AM
to Critic ... Logial Fallacy  –  Critic  01/MAR/2010, 11:39 AM
to Nel ...   –  Marceli Fabri  01/MAR/2010, 8:27 AM
to Marceli, a rodinha que usei  –  Nel  01/MAR/2010, 4:50 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K