Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]
   
ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE


Autor:  Critic
E-mail:  não-disponível
Data:  01/MAR/2010 12:09 AM
Assunto:  para: Marceli Fabri
 
Mensagem: 

Em primeiro lugar,  não podemos comparar a atividade "ensino" com o campo artistico, venda de refrigerantes, programas de tv, etc... por pelo menos duas razões.

 

 Uma delas é que o ensino é uma atividade voltada para resultados práticos, ou seja, ou o aluno aprende ou não.

 

O cenário atual em relação a necessidade da fluência da língua inglesa é de que as pessoas precisam do inglês para promoção no trabalho, acesso a estudo, inserção no mercado de trabalho, etc.

 

Em outras palavras, o profissional pode até ter um diploma de graduação ou MBA, mas é na prática que se descobre se ele realmente é competente ou não.

 

Em relação à língua inglesa não é diferente, um certificado de nada adiantará se o indivíduo não mostrar na prática que realmente fala o idioma.

 

Diferentemente de uma música, refrigerante, ou programa de tv que, por pior que seja, sempre agradará alguém.

 

A outra razão é que, quem trabalha em instituições de ensino sabe muito bem que o principal meio de capitação de alunos não é a mídia, feiras de exposição, telemarketing, etc. Pesquisas apontam que 30% dos novos alunos em uma instituição de ensino se matricularam por indicação.

 

Sejamos francos, quem vai indicar o que quer que seja se não estiver satisfeito?

 

O que faz das grandes instituições de ensino serem "grandes" é a reputação que têm no mercado segundo o seu resultado prático.

 

Em segundo lugar, muitos podem até falar que a maioria das pessoas que estudam em "escolinhas" de inglês não alcaçam o resultado esperado. Eu ouso dizer que boa parte das pessoas que conheço, ou fracassaram em aprender um idioma estrangeiro, ou aprenderam de forma insatisfatória.

 

Conheço muitos brasileiros que moraram no exterior e não aprenderam a falar inglês bem como estrangeiros que moram no Brasil há um bom tempo e ainda não aprenderam a falar bem o portugês. De fato, trabalho com um estrangeiro que está no Brasil há mais de dez anos, é casado com uma brasileira, tem um filho que fala protuguês como língua materna, e ainda não aprendeu a falar portugês fluentemente.

 

Em conclusão, nós professores, educadores e pesquisadores estamos "bitolados" a postular verdades dentro do nosso campo de pesquisa, julgamos ter autoridade no que fazemos, e em geral (infelizmente) divulgamos os resultados somente entre nós mesmos. Não damos importância a relevância social de nossa pequisa. 

 

Na maioria das vezes esquecemos de por em prática o que realmente é relevante para o ensino e o que é pior, não damos brecha (muitas vezes incoscientemente) para opiniões de fora. Refutando o que quer que seja estranho ao nosso "corpo" através de argumentos "universais" copiados de autores europeus ou norte-americanos, e deixando de lado as nossas necessidades locais.

 

Não sou defensor de instituições A ou B. Mas não posso de forma alguma negar que elas geram produção de conhecimento, oportunidade de trabalho, empreendedorismo e avanço tecnológico para o nosso país.

 

 


Envie uma resposta
Índice de mensagens


 English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
O inglês que nos fez falhar?  –  Critic  27/FEV/2010, 5:27 PM
O inglês que nos fez falhar?  –  GrupoMulti  27/FEV/2010, 5:53 PM
O inglês que nos fez falhar?  –  Harina de una misma bolsa  27/FEV/2010, 6:30 PM
O inglês que nos fez falhar?  –  Marceli Fabri  27/FEV/2010, 9:09 PM
para: Marceli Fabri  –  Nel  28/FEV/2010, 3:20 PM
 para: Marceli Fabri  –  Critic  01/MAR/2010, 12:09 AM
para: Marceli Fabri  –  José Roberto  01/MAR/2010, 12:27 AM
para: Marceli Fabri  –  Critic  01/MAR/2010, 12:50 AM
para: Marceli Fabri  –  Critic  01/MAR/2010, 1:12 AM
to Critic ... Logial Fallacy  –  Nel  01/MAR/2010, 4:55 AM
to Critic ... Logial Fallacy  –  Critic  01/MAR/2010, 11:39 AM
to Nel ...   –  Marceli Fabri  01/MAR/2010, 8:27 AM
to Marceli, a rodinha que usei  –  Nel  01/MAR/2010, 4:50 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K