Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  PPAULO
E-mail:  não-disponível
Data:  09/AGO/2010 5:46 PM
Assunto:  caderno

Mensagem: 

Na verdade, olhei aqui em um dos cadernos do meu filho mais novo, e o que percebi foi, não havia margem direita e sim uma tênue "marca d´água" formada pela linha esquerda do verso (ou anverso talvez; deixo a opção pra você) da  página, digamos, anterior.

De qualquer forma, eu deixaria a criança escrever da linha (azul aqui) na margem esquerda até onde puder na margem direita; uma vez que chegará a hora em que a escrita será dificultada pela lombada (spine) do caderno. 

Há um momento em que a folha entra em declive e os pequenos, sobretudo
aqueles possuidores de menor coordenação motora farão letras não tão bem desenhadas.
     Para crianças perfeccionistas "é o fim", e isso pode fazer dela motivo de más comparações pelos coleguinhas. 

E é bom que se note, crianças perfeccionistas aprenderam isso de pais perfeccionistas!

Talvez a professora não esteja pensando em economia, pois a página diminui bastante assim, mas talvez seja por uma questão de pragmatismo (e de pedagogia).

Em outras palavras, não há um "modo certo" aqui, se os pimpolhos são tão pequenos e sem coordenação é melhor aproveitar e parar na "marca d´água", se já teem coordenação suficiente podem passar, mas oriente-os para que parem sempre

no mesmo lugar (estética).

Bom, meu pensar...e eu não sou professor, pedagogo ou coisa que o valha. Apenas um curioso com sede de ajudar e aprender.

Um abraço. 

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
caderno  –  levi cirino sobrinho  09/AGO/2010, 10:36 AM
 caderno  –  PPAULO  09/AGO/2010, 5:46 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K