Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  PPAULO
E-mail:  não-disponível
Data:  23/SET/2010 8:50 PM
Assunto:  Concluí ...

Mensagem: 

Bom, por recentes artigos de jornais vejo que a conjugação do verbo "concluir" continua dantes (no quartel de Abrantes). Ou seja, acentuado.

Digo, quando na primeira pessoa (eu) do singular, do tempo passado.

Daí, concluí que sim, neste caso acentua-se.

Note-se que são recentes, de 2010. 

Da minha pesquisa:

'Depois que morre, cabou-se' - suplementos - Estadao.com.br
5 jul. 2008 ... Nessa situação de pensamento, eu concluí que não tinha outro jeito: o Jonatas tá dentro da Mutembol, que é uma fazenda aqui da região. ...

www.estadao.com.br/.../suplementos,depois-que-morre-cabou-se,201359,0.htm - Em cache

''Não posso ficar relaxando em casa'' - versaoimpressa - Estadao ...
6 mar. 2010 ... Com a morte do meu tio, eu questionei se pertencia tanto a este país quanto pensava. Concluí que não. Mas eu nunca tive o impulso de ...

www.estadao.com.br/estadaodehoje/.../not_imp520521,0.php - Em cache

Advogar - por que só o advogado? - versaoimpressa - Estadao.com.br
21 ago. 2009 ... Em meu trabalho concluí que, realmente, perto de um terço das ações ... que afirmou: "Eu gostaria de ser um advogado, é o mais belo status ...

www.estadao.com.br/.../not_imp422306,0.php - Em cache - Similares

Dilma admite erro em currículo e fala sobre doutorado: 'Eu lutei ...
7 jul. 2009 ... Por que eu não concluí a tese? Pelo mesmo motivo que não concluí o doutorado. Eu fui ser secretária da Fazenda " ...
oglobo.globo.com/.../dilma-admite-erro-em-curriculo-fala-sobre-doutorado-eu-lutei-bastante-para-concluir-756688477.asp - Em cache - Similares

http://oglobo.globo.com/esportes/mat/2010/05/04/parece-que-foi-ontem-916492758.asp
artigo do Bruno Mazzeo comentarista =>
Alguém lembra o que era Elzo?
Sim, eu lembro do Elzo. Ontem completei 33 anos de vida. Parei para fazer as contas e concluí que tenho 25 anos de futebol. Há 25 anos eu frequento estádios para torcer para o meu time. Uma vida. Curta, mas uma vida, considerando que hoje torço para gente com muito menos idade do que tenho de arquibancada. Vi em campo e colecionei figurinhas de craques que hoje aparecem roliços e/ou carecas comandando times na beira do campo ou comentando na TV. Pronto. Agora eu já tô me sentindo o Luiz Mendes.

Nos seguintes exemplos "concluir" está no presente, ainda que no texto em sí fale do passado (jornalese, you know).  Contudo, são tratados (pelo menos) nas manchetes como "no presente".   Note-se que é impessoal, e na terceira pessoa do singular.

"ONU conclui investigação."

"Policia conclui que ameaca de bomba foi alarme falso em Londres."

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Concluir  –  187.114.101.230  23/SET/2010, 3:18 PM
Concluir  –  José Roberto  23/SET/2010, 4:26 PM
 Concluí ...  –  PPAULO  23/SET/2010, 8:50 PM
Concluí ...  –  José Roberto  24/SET/2010, 12:16 AM
Concluí ...e outros 'í's...  –  PPAULO  24/SET/2010, 10:35 AM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K