Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  PPAULO
E-mail:  não-disponível
Data:  29/SET/2010 9:38 PM
Assunto:  boleto

Mensagem: 

I would say that if you have a Water and Sewer Bill/Eletric Bill on your hands, you

may say "I have this bill to pay tomorrow".  Same to any payment slip. (in general is a bill as I said before)

But you can´t always say the other way around, I mean, sometimes you have to specify

if it is bank payment slip (boleto bancário).

= = = =

Same in Portuguese, todo boleto é uma "conta", mas há contas que talvez precisem ser especificadas: conta d´água e esgoto é bem específico, conta de luz, boleto para pagar o carro (em 36/48 vezes etc), boleto bancário para pagar algum bem da linha branca (white goods), condomínio etc.  

Agora há um sentido que é: um formulário para pagar no banco; um papel (geralmente em branco) que vem com códigos de barras para pagar revistas atrasadas, etc.  Uma só folha.  Para mim seria o "bank payment slip".

Há ainda uma outra versão, tipo o IPTU que vem com várias folhinhas, se você paga r adiantado terá desconto.  No Brasil muita gente chamará boleto (inclusive eu), mas na verdade é um "carnê de pagamento" (coupon payment book).

Não sei se isso caberia na primeira resposta, ou se ajudou ou até confundiu o autor da pergunta, mas mesmo assim acho que acrescenta algo à discussão, e até eu vou aprender algo disso, também posso estar não entendendo não é mesmo?

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
boleto  –  Io  29/SET/2010, 4:09 PM
boleto  –  Sidney  29/SET/2010, 4:26 PM
boleto  –  Io  29/SET/2010, 4:39 PM
boleto  –  PPAULO  29/SET/2010, 7:59 PM
boleto  –  PPAULO  29/SET/2010, 8:01 PM
boleto  –  CRS  29/SET/2010, 8:59 PM
 boleto  –  PPAULO  29/SET/2010, 9:38 PM
boleto  –  Dale-USA  29/SET/2010, 11:10 PM
boleto  –  Josi  30/SET/2010, 12:48 AM