Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  Teacher
E-mail:  não-disponível
Data:  02/JAN/2011 12:03 AM
Assunto:  A pergunta que não quer calar!

Mensagem:  Fox Fox,

Excelentes os comentários! Parabéns! Como você comentou que postou a pergunta original em 2004, penso que de lá pra cá tanto como professores e alunos ainda não amadurecemos o ensino e nem o mercado do ensino de inglês no Brasil. Na verdade ainda não amadurecemos o mercado de ensino de idiomas em geral no Brasil.

Os desafios são os muitos paradigmas mentais e culturais. Tais paradigmas são os mais variaos possíveis, desde onde já se viu aprender inglês em meses sem sair do país, isso não tem cabimento, utilizando a internet eu posso aprender outro idioma, mas como se isso é impossível, até o velho comentário que diz que só aprende inglês quem mora fora do país.

Hoje o desafio é aprender inglês fora do país, principalmente nos EUA, Canadá, etc. porque onde um intercambista for, encontrará toda uma comunidade de sua própria etnia. Quando mais adulto o intecambista maior é o contato com sua própria comunidade cultura e linguística no país estrangeiro - a saudade do lar, da comida, dos amigos, pesa e aproxima o estrangeiro de seus conterraneos no exterior.

Já o jovem, sozinho, inserido em família monolíngue, certamente terá muito mais contato com o segundo idioma.

Hoje o celular chega a ser uma pedra de tropeço para o jovem intercambista, nos seus momentos de solidão o jovem se desliga do mundo ao redor e se conecta por meio de mensagens de texto em sua língua nativa. 

Chegando em casa, saudoso dos amigos o jovem ou adulto vai para o Skype, MSN, Facebook e passa o tempo num exercício, digamos, de futilidade - desperdiçando o contato com o idioma estrangeiro na fonte pelo contato com o próprio idioma.

Por isso as soluções de ensino precisam ser rápidas, focadas, em acompanhar a evolução digital, conseguindo segurar a atenção do aluno.

O tempo em sala terá que ser muito dinâmico porque hoje se ensina e se aprende em 5 minutos no Youtube um conceito que levaria 3 a 4 horas numa sala de aula que ainda utiliza o português como língua de ensino de inglês.

O que as escolas e professores precisam fazer e ensinar os alunos a entrar na era digital aprendendo digitalmente, ganhando tempo, etc.

Acho que o que acabo de escrever mais parece uma sopa de letras, mas sou apaixonado pelo ensino, não da mesmice, mas sim pelo ensino alternativo, dinâmico, até mesmo orgânico eu diria.

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
A pergunta que não quer calar!   –  Fox Fox  01/JAN/2011, 4:25 PM
 A pergunta que não quer calar!   –  Teacher  02/JAN/2011, 12:03 AM
A pergunta que não quer calar!   –  PPAULO  02/JAN/2011, 12:24 AM
A pergunta que não quer calar!   –  Fox Fox  02/JAN/2011, 12:24 PM
A pergunta que não quer calar!   –  Teacher  03/JAN/2011, 9:24 AM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K