Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  PPAULO
E-mail:  não-disponível
Data:  13/JAN/2011 12:10 AM
Assunto:  Desenvolver a pronuncia observando a legenda

Mensagem: 

Lúcio Hélio, me permita dizer que todo o processo é importante.

Tudo bem, vou concordar que num momento inicial o falar "pesa mais" (tem grande importância).   Contudo vendo entrevistas na TV com pessoas não muito instruídas

observei um falante dizendo "estou sastifeito...etc etc".   Veja só, ele sabe o que significa mas nunca foi corrigido, simplesmente foi o padrão que recebeu por apenas ouvir de outrem. 

Entretanto, há pessoas que, corrigidas na escola irão falar "satisfeito", e outras que irão ler e captar a pequena diferença em relação à pronúncia.

Existem casos, principalmente de crianças, que ao iniciar a alfabetização falam com tais vícios de linguagem. Entretanto, com leitura e acompanhamento dos professores e pais vão ajustando automaticamente a pronúncia e escrita.

Daí que, na minha opinião, é melhor trabalhar a parte oral (listening/watching/speaking etc) mais intensamente que a escrita, mas esta última tem que ser aprendida simultaneamente, ainda que a ênfase não deva ser nela (digo, na escrita).

Vídeos? veja sim, recomendo:  com legenda, sem legenda, com dublagem em português e a fala em inglês e vice-versa, faça-o das mais diversas maneiras.

Só uma nota de precaução, cuidado com a tradução, nem sempre o que você tem é o que você vê.

Por exemplo, poderá ver uma tradução tipo "ele trabalha naquela planta", sendo que "plant" significa fábrica em inglês, mas não deveria ser usada em português.

É só uma  amostra de como isso funciona, muitas vezes tenho assistido filmes com traduções assim, por vezes levando a audiência a entender totalmente outra coisa.

Mesmo acontece com algumas traduções de músicas.

Ah, saiba que música é rima, e para fazer rimar o artista cantarola uma palavra com uma pronúncia não muito usual: e.g. côração (ao invés de coração), para alguém que

está aprendendo português só por ouvir, isto pode levar a mal entendidos quando for falar.

---------
   Isso me fez lembrar de um bebê, filho de um amigo meu, algum tempo atrás.

Ao terminar de beber o leite na mamadeira, a mãe perguntava ao bebê "é bom?"

Mais tarde quando estava aprendendo a falar, ao terminar de beber; a criança ao

invés de pedir mais, gritava desesperadamente "é bom, é bom, é bom..."

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Desenvolver a pronuncia observando a legenda   –  Lúcio Hélio Santana  12/JAN/2011, 6:28 PM
Desenvolver a pronuncia observando a legenda   –  José Roberto  12/JAN/2011, 6:59 PM
Desenvolver a pronuncia observando a legenda   –  eddie  12/JAN/2011, 7:40 PM
 Desenvolver a pronuncia observando a legenda   –  PPAULO  13/JAN/2011, 12:10 AM
Desenvolver a pronuncia observando a legenda   –  José Roberto  13/JAN/2011, 7:10 PM
Desenvolver a pronuncia observando a legenda   –  eddie  14/JAN/2011, 2:05 PM
Desenvolver a pronuncia observando a legenda   –  Diogo Kersting  18/JAN/2011, 3:23 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K