Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  Diogo Kersting
E-mail:  diogovk@gmail.com
Data:  18/JAN/2011 3:23 PM
Assunto:  Desenvolver a pronuncia observando a legenda

Mensagem: 
O que eu vou dizer não é baseado em artigos científicos, mas em experiência pessoal.
Eu aprendi a ler inglês bem antes de falar e escutar inglês. Inclusive, ainda hoje eu sou muito melhor para ler do que escutar e falar.
Para mim foi uma questão puramente de necessidade, quando criança eu gostaria de entender o que estava escrito nos jogos de vídeo-game(que eram todos em inglês). Fala eu só treinava com meu irmão nada muito sofisticado. Como esperado minha pronuncia era muito ruim, devido a fraca exposição à audio. Depois com acesso a internet em casa e no trabalho, freqüentemente eu tinha que tentar ler e entender alguma coisa em inglês(manuais de placas, pesquisando por soluções na net que muitas vezes não existiam em português).
Então minha mãe comprou sky, que nos deu acesso a um grande acesso a filmes legendados em português(na época, download de filmes era impraticável). O que eu senti assistindo é que existe uma tendência ao seu cérebro a ler a legenda, que é fácil, e ignorar o audio. Ou seja, minha conclusão é que apenas assistir, não significa aprender. Mas conscientemente eu e meu irmão nos forçavamos e entender o que eles diziar, muitas vezes em uma engenharia reversa(eu sabia como a palavra era escrita, e então pelo texto em português, eu tentava formar a frase em inglês e comparava com o que o cara do filme tinha dito). A principio eu acertava pouco, mas com o tempo fui adquirindo mais habilidade, e depois de um tempo eu estava ignorando as legendas e usando-as como referencia, caso eu não conheça a palavra, e para comparar com a minha interpretação do audio.
Mas vale lembrar que nesse meu modelo, apesar de ser altamente gostoso, é bem demorado. Eu fui ficar mais ou menos bom mesmo depois de 3 anos assistindo filmes e seriados direto.

Eu nunca fui de estudar inglês "textbook" (fora na escola publica, que sem brincadeira, é vergonhosa). A verdade é que eu ia pegando as sentenças em contexto e associando significados a elas, seja por consulta a dicionário, ou porque estava explicita no contexto. Ano passado eu fui fazer um curso de inglês(CCAA) principalmente porque estou insatisfeito com minha pronuncia. Entrei direto no livro 4, e eu era brincando o melhor aluno da classe. Inclusive, parecia que as coisas estavam em camera lenta, muita coisa que eu já sabia, e muita repetição.

Conclusão: Você disse ler é menos importante que escutar, mas isto é relativo. Quando eu era menor, para mim era o contrario, pois os lugares onde eu conseguia usar o meu inglês era leitura(internet, games). Eu recomendo que você veja o que efetivamente você vai usar mais, pois vai ser isso que vai te motivar a aprender mais e mais.

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Desenvolver a pronuncia observando a legenda   –  Lúcio Hélio Santana  12/JAN/2011, 6:28 PM
Desenvolver a pronuncia observando a legenda   –  José Roberto  12/JAN/2011, 6:59 PM
Desenvolver a pronuncia observando a legenda   –  eddie  12/JAN/2011, 7:40 PM
Desenvolver a pronuncia observando a legenda   –  PPAULO  13/JAN/2011, 12:10 AM
Desenvolver a pronuncia observando a legenda   –  José Roberto  13/JAN/2011, 7:10 PM
Desenvolver a pronuncia observando a legenda   –  eddie  14/JAN/2011, 2:05 PM
 Desenvolver a pronuncia observando a legenda   –  Diogo Kersting  18/JAN/2011, 3:23 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K