Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  Fox Fox
E-mail:  não-disponível
Data:  02/ABR/2011 10:21 PM
Assunto:  Sua opinião nos enfraquece

Mensagem: 

BrunoGaspar escreveu:
Outro ponto é o seguinte: você jamais vai aprender inglês tão bem aqui no Brasil quanto aprenderia no exterior utilizando o idioma em situações reais, interagindo com pessoas nativas. É tão simples... não entendo o porquê da revolta.
<Aqui gostaria de fazer algumas colocações, fruto de algumas observações junto a estudantes ao retornarem de intercâmbios.
1. Existem  aqueles que vão ao exterior sem ter estudado em cursinhos de inglês aqui no Brasil e no final de um ano retornam com alguma fluência, porém com pouquíssimo conhecimento gramatical, ou seja, semi alfabetizados. Apesar de o “custo x benificio” ser desproporcional, ainda assim, apenas aqueles que continuarem os estudos quando aqui chegar vão consolidar a `pouca` fluência adquirida.  Apenas um dos meus filhos assim procedeu e fala com propriedade, o outro, esqueceu tudo. Ainda hoje não me conformo com tal desperdiço dinheiro.
2. Aqueles que freqüentaram algum cursinho e lá chegam com o nível “intermediário”,  somente após passados os primeiros três ou quatro meses é que conseguem  iniciar o processo de “destravamento”  e normalmente retornam com boa fluência e falando com correção. Neste caso, a restrição que aponto também é o desperdício de tempo e dinheiro, já que o “listening” pode e deve ser feito aqui, até mesmo antes do cursinho, o que significaria enorme ganho.
3. Ah! A “fluência” – esta sim, você só consegue com a convivência, interagindo com as situações do cotidiano. O inglês se aprende aqui – lá fora você consolida.

Angelina  escreveu:
Eu fui faxineira em uma casa de americanos aqui no Brasil há uns anos atrás,não entendia nada do que eles falavam, me matriculei em uma escola de idiomas,hoje eu falo bastante, nunca saí do país,mas sou capaz de entender o que muito deles falam.Qualquer um pode aprender Inglês,Francês,Italiano,Alemão,basta dedicação e disciplina.

<Você sabe porque aprendeu Angelina? É simples. Você fez o intercambio e muito mais – você procurou um cursinho e é por isso que você arrepiou quando aqui muitos falam mal dos cursinhos. Mas aqui não ocorreu nenhum milagre e acho que você não pensa que é a pessoa mais inteligente do mundo. Aconteceu com você uma feliz coincidência – conviveu com família que falava inglês, fez o “listening”, interagiu e o mais importante, estudou.>

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Sua opinião nos enfraquece  –  angelina  02/ABR/2011, 8:22 AM
Sua opinião....( ? )  –  PPAULO  02/ABR/2011, 10:33 AM
Sua opinião nos enfraquece  –  José Roberto  02/ABR/2011, 10:38 AM
Sua opinião nos enfraquece  –  BrunoGaspar-  02/ABR/2011, 1:16 PM
Sua opinião nos enfraquece  –  Fox Fox  02/ABR/2011, 4:09 PM
Sua opinião nos enfraquece  –  What about  02/ABR/2011, 5:50 PM
Sua opinião nos enfraquece  –  Thiago--  02/ABR/2011, 5:52 PM
Sua opinião nos enfraquece  –  eddie  02/ABR/2011, 7:01 PM
Sua opinião nos enfraquece  –  PPAULO  02/ABR/2011, 10:14 PM