Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  PPAULO
E-mail:  não-disponível
Data:  21/ABR/2011 1:54 AM
Assunto:  termo correspondente.

Mensagem: 

Hi  Mano, my two pences worth, not a literal translation, but it is the sense given:

If something bad that you have done or that has been happening to you catches up with you, it begins to cause problems for you

Se você fez algum mal/burrada/erros do passado/algo que possa se arrepender-se envergonhar etc; ou algo que aconteceu com você (e tem consequências até agora) volta para você/te alcança, isso te causa alguns problemas  (ou te incomoda). 

His lies will catch up with him one day.
Suas mentiras o alcançarão um dia/Um dia consequencias de suas mentiras chegarão/

Suas mentiras terão consequencias um dia.

The rest caught up with me.

Fui descansar demais, agora as consequencias...  [por exemplo, não aprendi nada  e chegou o dia do concurso...]

Só queria saber de dormir/brincar/me divertir  agora estou arrependido. (por que perdi alguma oportunidade, daí, fui afetado por alguma consequencia)

Não quis saber de estudo/trabalho (only rest), agora não posso me queixar de nada...

(olhando para um edital que pede ensino médio completo,e estou no 2º ano...)

Eu só queria saber de coçar (a gônada masculina), agora tenho que admitir que fiz uma burrada!  (pois perdi/estou perdendo alguma coisa agora.   Isto é, está causando me problemas agora...)

Eu não fazia nada o dia todo, um dia a casa caiu/o dia de acerto de contas/a hora em que precisei de ago  chegou/ a onça bebeu água...

Como aquelas horas que eu poderia estar estudando/procurando um emprego me fazem falta! e eu passava o dia fazendo absolutamente nada....

http://www.wordreference.com/enpt/catch 

CATCH UP:

ter consequências [figurative = bad consequences of past
behaviour, misdeeds, circumstances]

To eventually cause problems for (someone) as time passes

5 catch up with (someone) a : to begin to affect (someone) usually in a bad way ▪ All those late nights are really starting to catch up with me!
▪ Old age catches up with everyone in the end. b : to find and arrest (someone) ▪ The police eventually caught up with him in Texas.
c informal : to meet with (someone) ▪ I've got to go. I'll catch up with you later.

=================================

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
termo correspondente.  –  mano  19/ABR/2011, 10:17 AM
termo correspondente.  –  BrunoGaspar-  19/ABR/2011, 11:01 AM
termo correspondente.  –  eddie  19/ABR/2011, 2:01 PM
 termo correspondente.  –  PPAULO  21/ABR/2011, 1:54 AM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K