Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  Ran
E-mail:  não-disponível
Data:  20/JAN/2003 3:16 PM
Assunto:  Re: Dilema

Mensagem:  Prezado David, Lendo sua mensagem, senti necessidade de escrever algo. Assim como você, 'não nasci em berço de ouro'. Desse modo, sempre trabalhei para me sustentar, ajudar minha família e, quando chegou a hora, pagar as mensalidades de uma faculdade de Letras. Como muitos, sempre aspirei o acesso a cultura que, na sociedade brasileira, é normalmente reservado aos economicamente ricos. Especificamente, criei em mim a vontade de aprender inglês. Mas como? Com o dinheiro curto até para pagar a faculdade noturna, como fazer sobrar para o cursinho de inglês da esquina? Pois bem, mesmo sem rumo, fui tentando criar uma resposta para essa vontade recém-criada. Talvez como um encadeamento de vontades, comecei a pensar na possibilidade de estudar fora do país, desse modo, quando voltasse para o Brasil, talvez fosse melhor ranqueado no competitivo mercado de trabalho. Então, fazendo uma coisa de cada vez e apertando o orçamento, comecei a freqüentar uma escolinha de inglês. Após um ano, desisti porque não pude continuar pagando. No entanto, juntando os parcos conhecimentos dessa língua aprendidos na faculdade mais o 'verbo to be' da escolinha, comecei a pensar seriamente em juntar dinheiro para viajar para os Estados Unidos. Sabendo pelo menos falar o feijão-com-arroz, não morreria de fome na terra do Tio Sam. Pois bem, depois de 3 anos e meio espremendo ainda mais meu orçamento, desci de Varig em New York. Apesar do turbilhão de coisas novas, logo aprendi que, antes de começar a estudar a tão sonhada língua, teria mesmo é que fazer o dever de casa de todo 'turista' aqui, ou seja, trabalhar feito um camelo ou na construção civil ou cortando grama, atividades que do Brasil pareciam como tomar doce de criança, mas daqui... Estudar inglês? Só depois de 3 meses, aos domingos, numa escola na Sétima Avenida, entupida de coreanos e japoneses... A prefessora, nativa, os livros, nativos, as paredes da sala, nativas, tudo nativo (menos os alunos, e claro). Mas confesso que senti saudade das aulas do meu professor de inglês do Brasil, saudade da seriedade com que o curso era conduzido. E eu que pensava que estava perdendo tempo na escola do bairro, aprendendo o "verbo to be..." Após algum tempo na terra Yankee, mudei para uma cidade menor, em outro estado. E é onde moro atualmente, nessa cidadezinha no meio do mato, que realmente vejo o que é que a baiana tem, quer dizer, aqui tenho freqüentado boas escolas de inglês, com bons professores e bom material didático. Tenho aprendido muito; já fiz vários cursos, inclusive alguns da grade de Liberal Arts, o 'Letras' daqui. No entanto, hoje vivo um quase-dilema. Apesar de praticar a língua inglesa diariamente, já não sinto mais satisfação em apenas estar aprendedo o idioma, quero mais, quero saber mais da sociedade norte-americana, da cultura, da política, do jeito de ser e agir, das suas diferenças e semelhanças comigo, com minha herança brasileira. E desse modo, vou enxergando o quanto é difícil aprender um nova língua na sua plenitude, e dando-me conta da impossibilidade de aprendê-la se a aprendizagem for hermética, exclusivista e separada do povo que a fala. Sem a compreensão de todas essas dimensões, a coisa fica imcompleta, fragmentada. Assim, para mim, aprender inglês ganhou uma nova dimensão, carece de uma vida toda. O "I know nothing" do Sócrates encontra eco em mim, pois à medida que aprendo algo do idioma, minha ignorância é rassaltada frente a totalidade da coisa. Quando penso na volta ao Brasil, levando dúvidas em troca das certezas que trouxe sobre a língua, fico meio zonzo. Se pensasse de outro jeito, talvez me contentasse com o que já aprendi. Mas não, esse meu jeito estúpido de ser me faz querer mais, sempre mais. É isso. Ran

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Dilema  –  David José de Andrade Silva  19/JAN/2003, 10:10 PM
Re: Dilema  –  Ricardo Bomfim  20/JAN/2003, 10:23 AM
É isso aí!  –  David José de Andrade Silva  23/JAN/2003, 1:25 AM
 Re: Dilema  –  Ran  20/JAN/2003, 3:16 PM
Dilema?  –  David José de Andrade Silva  23/JAN/2003, 1:18 AM
Re: Dilema?  –  Ran  26/JAN/2003, 8:57 PM
Re: Dilema  –  Ricardo - EMB -  20/JAN/2003, 6:17 PM
Re: Dilema  –  José Roberto  20/JAN/2003, 9:08 PM
Valeu!  –  David José de Andrade Silva  23/JAN/2003, 1:06 AM