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ENGLISH
PORTUGUESE LINGUISTICS & CULTURE |
Autor: | Ricardo - EMB - |
E-mail: | emb@sk.com.br |
Data: | 23/JAN/2003 11:21 AM |
Assunto: | Re: Metodologias |
Mensagem: |
O curso onde você trabalha, bem como a maioria dos cursos pertencentes a redes de franquia, usam a metodologia conhecida como “audiolingual”. Esta metodologia teve origem nos anos 50, quando o behaviorismo na área da psicologia e o estruturalismo na área da lingüística estavam na moda. Os lingüistas de então passaram a valorizar a língua falada. Sustentavam que o aprendizado de línguas estaria relacionado a reflexos condicionados, e que a mecânica de imitar, repetir, memorizar e exercitar palavras e frases-modelo seria instrumental para se alcançar habilidade comunicativa. Foi esta visão acabou dando origem aos métodos áudio-orais e audiovisuais, baseados em automatismo e atrelados a planos didáticos tipo Livro 1, Livro 2, etc. Tais métodos não dependem de instrutores realmente proficientes na língua estrangeira, sendo fáceis de serem montados e baratos de serem mantidos, sendo por esta razão até hoje bastante populares em cursinhos de inglês no Brasil. O fato de enfatizarem a oralidade é positivo e a ausência de estudo de gramática não é grave. O problema é que a oralidade é trabalhada na forma de uma repetição mecânica predeterminada e não-criativa, não podendo ser isso considerado conversação. Exercícios de memorização e repetição oral mecânica eventuais têm utilidade apenas como complemento para aqueles que têm tempo e força de vontade sobrando. Entretanto, podem ser praticados em casa, não exigindo professor. Novas teorias sobre psicologia educacional e desenvolvimento cognitivo do ser humano, a partir dos anos 70, touxeram um declínio de popularidade da metodologia áudio-lingüística. Entretanto, devido à dificuldade de se explorar comercialmente a nova metodologia comunicativa, as redes de franquia brasileiras ficaram na metodologia audiolingual, tendo alguns cursos retornado parcialmente ao mais antigo ainda método de tradução e gramática (aquele até hoje praticado no ensino médio), acrescentando livros de exercícios escritos a seus programas. Veja mais sobre isso e sobre outras metodologias em: http://www.sk.com.br/sk-apren.html |