Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  José Roberto
E-mail:  josezambon@merconet.com.br
Data:  11/FEV/2003 12:48 PM
Assunto:  Re: Ao Jose e Jonas

Mensagem:  Caro Patrick "Pardo" or "parda"(feminino) é apenas um outro jeito de se dizer "mestiço/a". Tem gente que considera os termos "pardo" e "mestiço" ofensivos, muitos preferem o termo mulato/a (como é chamado o filho ou a filha um(a) branco(a) e um negros(a)) já que mulatos é o maior grupo de mestiços aqui no Brasil. Outra coisa, aqui o termo certo para se falar de um afro-descendente e com características negróides é "negro" e não "preto" (that is an interesting difference between Portuguese and English, because in English one uses "black" which means in Portuguese "preto"). Você perguntou sobre diferença ligüística: bem, aqui é regional mesmo, pouco tendo a ver com grupos étnicos, no meu caso por exemplo, eu seria considerado "caipira" por viver no interior do Estado de São Paulo e ter um jeito de falar característico da região. No Rio de Janeiro, por exemplo, pode haver uma diferença entre a população do morro (favelas) e dos bairros nobres, mas esta diferença não seria suficiente para se formar um dialeto, alias, tirando diferenças de vocabulário e de maneira de se falar (intonação, fluência), estas diferenças não chegam a formar dialetos com grandes diferenças como creio deva ocorrer nos EUA. É por isso que há um mito aqui de o Português ser a língua "oficial e universal" do brasileiro, é por isso que relativamente poucos brasileiros dentro de uma população de 170 milhões é de fato fluente em um ou mais idiomas estrangeiros (ou fluente em uma língua dos ameríndios). Se você quiser saber mais, posso lhe dizer em outras mensagens, pois um assunto tão fascinante como esse nunca se esgota. I hope that you understood, if you've got any problems I can re-write it in English. José Roberto. Existe entre esses grupos differente tambem differencias deles maneiro de falando na lingua Portuguesa? In other words, do these distinct socio/ethnic groups have distinct dialects? In general, can one tell to which group a speaker belongs without seeing him? In general, this is the case with native speakers of English. Eh um fenemeno interessante, acho.

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Ao Jose e Jonas  –  pat  11/FEV/2003, 11:07 AM
 Re: Ao Jose e Jonas  –  José Roberto  11/FEV/2003, 12:48 PM
Re: Ao Jose e Jonas  –  André Costa  11/FEV/2003, 12:59 PM
Re: Ao Jose e Jonas  –  José Roberto  11/FEV/2003, 7:04 PM
Re: Ao Jose e Jonas  –  pat  11/FEV/2003, 8:59 PM
Re: Ao Jose e Jonas  –  Jose Roberto  11/FEV/2003, 11:36 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K