Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  José Roberto
E-mail:  josezambon@merconet.com.br
Data:  03/DEZ/2004 1:00 PM
Assunto:  Re: Who did Sue telephone?/ Who telephoned Sue?

Mensagem:  Isso vai além de uma discussão descritiva versus normativa, pois o que é "aceitável em decorrência de uso" faz parte da gramática de uma língua, prefiro a abordagem de Lewis, Gramática como escolha e Gramática como fato. *Eu fui a escola amanhã. Fere um preceito básico de Gramática como fato, tempo verbal no passado e um advérbio que indica tempo futuro. Pois bem, cadê o 'tu' e o 'vós' da língua portuguesa? Se foram em decorrência do (des)uso, principalmente o 'vós'. "Nóis fumo para casa" dentro de um contexto informal e regional é totalmente aceitável, é como roupa, quem vai a praia de terno e gravata? Em uma entrevista de emprego por exemplo ou perante um tribunal, as coisas mudam, eu mesmo reparo que às vezes eu falo "muié","véio" quando estou em casa, nunca voi dizer tal quando lecionando. Isso é Gramática como escolha, natural ou pensada. Muitos items normativos já estão há muito tempo fossilizados, portanto uma união das duas Gramáticas é de fato o ideal, uma que dita parâmetros para que de fato todos possam se entender e a outra que recicle este padrão. Por que novos conhecimentos científicos são sempre aceitos e quando a língua se apresenta como ciência tudo tem que ser estático? José Roberto

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Who did Sue telephone?/ Who telephoned Sue?  –  Marina  02/DEZ/2004, 5:16 PM
Re: Who did Sue telephone?/ Who telephoned Sue?  –  Johannes  02/DEZ/2004, 6:52 PM
Re: Who did Sue telephone?/ Who telephoned Sue?  –  Nobrega  02/DEZ/2004, 7:27 PM
Re: Who did Sue telephone?/ Who telephoned Sue?  –  José Roberto  02/DEZ/2004, 10:17 PM
Re: Who did Sue telephone?/ Who telephoned Sue?  –  Maria Valeska  03/DEZ/2004, 10:23 AM
 Re: Who did Sue telephone?/ Who telephoned Sue?  –  José Roberto  03/DEZ/2004, 1:00 PM
Re: To JR e Ma Valeska  –  Ronaldo Cardoso  03/DEZ/2004, 8:40 PM
Re: Who did Sue telephone?/ Who telephoned Sue?  –  Maria Valeska  06/DEZ/2004, 11:01 AM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K