Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]
   
ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE


Autor:  FoxFox
E-mail:  não-disponível
Data:  19/DEZ/2004 12:40 PM
Assunto:  Re: Imersão (faça em casa)
 
Mensagem:  Donizetti,
Siga os conselhos que procurei passar em outras ocasiões neste Fórum, por ser tratar de um caminho que eu trilhei e tive muito sucesso. Nunca freqüentei qualquer curso regular de inglês. Mas infelizmente aprendi primeiro a gramática em detrimento a conversação e o `listenning` . Há anos leio fluentemente o inglês, mas aprendi tardiamente que as pessoas precisam fazer o caminho natural que seria primeiro aprender OUVIR, pra depois tentar falar e só após possuir um bom domínio é que se deveria aprender a gramática. Conheci pessoas que moravam num interior brabo das Minas Gerais, que aprenderam falar inglês apenas ouvindo a BBC de Londres madrugada adentro quando o sinal era um pouco melhor. O segredo está em OUVIR, OUVIR, OUVIR. . . . até a exaustão. Outro dia, lancei a seguinte questão: porque o cego aprende falar e o mudo não? É simples – o surdo jamais poderá repetir os sons que ele jamais ouviu.
Disseram que há surdos que falam – não duvido, mas ouvindo-os seria como se estivéssemos ouvindo uma voz cibernética. Assim todo aquele que desejar aprender qualquer língua, poderá testar este método tão antigo quanto a humanidade, não é assim que todos nós aprendemos nosso Português? Segundo os especialistas, seriam necessárias um mínimo de 900 horas de `listening` para que haja uma saturação dos ouvidos e você comece a distinguir as nuances da sonoridade da língua. Tente este processo que só lhe custará seu precioso tempo e muita paciência. Bastam três horinhas por dia e no final de um ano você estará pronto para fazer seu intercâmbio e ser bem sucedido. Escolha um filme de seu agrado e assista-o inúmeras vezes, até seu completo entendimento sem que você precise ler a legenda a qual deverá ser lida só no início para que você entenda o filme.
Se você não está no exterior, só há uma maneira de aprender: ouvindo e repetindo. Aquele que experimentar ouvir um pequeno texto em inglês até decorar e se conseguir repeti-lo - vai falar com certeza. Um excelente exercício para aqueles que já dominam a gramática é acompanhar (gravando) as entrevistas na CNN e em seguida fazer um download do ‘transcript’, quando então você poderá ler o texto que muitas vezes, não passa de 30 páginas, ouvindo o ‘tape’ previamente gravado. Os programas do Larry King Live e os recentes debates dos candidatos à presidência dos Estados Unidos são excelentes exemplos.
Viajar é ótimo mas não é suficiente, pois conheço inúmeras pessoas que moraram no exterior, algumas por mais de dois anos, que não falam coisa alguma. É comum as pessoas pensarem que é só viajar e pronto, mas não é nada disso. Lá fora você tem que ralar para aprender e o que é pior, pagando caro para aprender algo que você pode aprender aqui até sozinho. Sucesso. Fox Fox


Envie uma resposta
Índice de mensagens


 English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Imersão  –  Donizetti  14/DEZ/2004, 8:30 AM
Re: Imersão  –  orlando  14/DEZ/2004, 11:49 AM
Re: Imersão  –  Donizetti  14/DEZ/2004, 6:08 PM
Re: Imersão  –  orlando  14/DEZ/2004, 9:47 PM
 Re: Imersão (faça em casa)  –  FoxFox  19/DEZ/2004, 12:40 PM
Re: Imersão  –  Paulo Renato Vidal Silva  27/DEZ/2004, 12:33 PM
Re: Imersão  –  Paulo Renato Vidal Silva  27/DEZ/2004, 12:33 PM
Re: Imersão  –  Dale Thomas  14/DEZ/2004, 2:34 PM
Re: Imersão  –  Ron  14/DEZ/2004, 5:59 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K