Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  José Roberto
E-mail:  josezambon@merconet.com.br
Data:  27/DEZ/2004 11:06 PM
Assunto:  Re: Will and going to

Mensagem: 

Isso é um assunto longo, mas a grosso modo:

1- Eles vão beber suco de laranja. - They WILL/ARE GOING TO drink orange juice.

2- Paul vai consertar meu computador no sábado. - Paul WILL/IS GOING TO repair my computer on Saturday.

Will é um modal, ele se baseia no que o falante acha, no momento em que se expressa, o que vai acontecer no futuro. Lewis (The English verb) parafraseia o 'will' como "dada a MINHA percepção da situação imediata, é inevitavelmente verdade que..."

1a- They WILL drink orange juice.=> Tudo leva a crer que eles vão beber suco de laranja, talvez eu saiba que eles gostem de suco de laranja por exemplo.

2a- Paul WILL repair my computer on Saturday.=> Paul me prometeu que consertaria meu computador no Sábado. 'Going to' o falante olha para frente no sentido de que o falante tem EVIDÊNCIAS tanto externas quantos internas que algo está para acontecer.

1b. They ARE GOING TO drink orange juice. => Talvez eles já tenham pedido o suco ou estão fazendo o pedido ou, se estão em casa, talvez eu saiba de ante mão que há suco de laranja na geladeira e eles vão indo em direção à cozinha.

2b. Paul IS GOING TO repair my computer on Saturday.=> Paul e eu já acertamos os detalhes ou talvez Paul tenha me garantido. Mas no final das contas a diferença não é clara (ao menos para nós que somos falantes estrangeiros de inglês), depende do que você queira expressar, do contexto. Trocar um pelo outro não causará maiores problemas de comunicação. Porém somente com decorrer do aprendizado é que se pode notar as nuances que os nativos fazem com estas estruturas.

José Roberto

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Will and going to  –  Roberto  27/DEZ/2004, 9:23 PM
 Re: Will and going to  –  José Roberto  27/DEZ/2004, 11:06 PM
Re: Will and going to  –  Cris  28/DEZ/2004, 8:34 AM
Re: Will and going to  –  happy new year  30/DEZ/2004, 6:31 PM
Re: Will and going to  –  José Roberto  30/DEZ/2004, 8:45 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K