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 LINGUISTICS & CULTURE


Autor:  Rodolfo
E-mail:  rodolfosilva6@hotmail.com
Data:  19/FEV/2005 3:36 PM
Assunto:  Re: Identificação do método
 
Mensagem:  Senhora Lia Kretly,

Visitei o site de vocês mas não encontrei nada que explique a metodologia. O pouco conteúdo do site é meramente promocional e o objetivo maior da empresa é o velho esquema de franquias, nada diferente das demais.

A propósito, o site EMB diz o seguinte sobre neurolingüística e mnemônica:
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NEUROLINGÜÍSTICA:
Não vejo relação dos planos didáticos tipo Livro 1, 2, 3 com a neurolingüística, ciência que estuda a estrutura funcional do cérebro e sua relação com a comunicação humana, sob um prisma mais clínico do que pedagógico. Será que não quiseram apenas dourar a pílula da velha receita com um termo científico moderno? A ciência que inspira e determina os rumos para as metodologias de ensino de línguas, a propósito, não é a neurolingüística, é a psicolingüística, ciência que estuda os aspectos psicológicos relativos ao desenvolvimento do conhecimento e à assimilação de línguas. Portanto, ensino e aprendizado de línguas não é neurologia, é quase que psicologia pura. (http://www.sk.com.br/sk-perg21.html#490)
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MNEMÔNICA:
Mnemônica é simplesmente uma técnica de memorização de informações através da criação de idéias paralelas. No caso de línguas, o objetivo é armazenar palavras, locuções e frases. Para facilitar a memorização, busca-se uma referência no nosso cotidiano, no nosso universo de experiências. Ao invés de se alcançar uma verdadeira familiarização, estabelece-se uma relação artificial entre a forma da língua estrangeira que nos é estranha com algo que nos seja familiar.

Por exemplo: você é iniciante em inglês e tem dificuldade em diferenciar Tuesday de Thursday; você se confunde e não consegue se lembrar qual é terça-feira e qual é que se usa para quinta-feira. Então você observa que a pronúncia de Tuesday lembra a palavra "tio", e os tios da gente são membros da família, pessoas importantes, que para nós vêm em primeiro lugar, assim como terça vem antes de quinta.

A técnica da mnemônica independe de método ou escola e qualquer um pode se habituar a usá-la como complemento no aprendizado de línguas.

Por outro lado, pesquisas sobre a fixação e a retenção das lembranças permitem determinar que retemos bem aquelas experiências que nos concernem diretamente. Ao contrário, nos esquecemos com facilidade o que é neutro, mal estruturado, pouco significativo. Assim como a química é melhor aprendida em laboratório do que na sala de aula, assim também as formas (palavras, expressões) da língua estrangeira ficarão mais facilmente retidas na memória se aprendidas em situações reais de comunicação, em vez de aprendidas num ambiente descontextualizado de uma sala de aula ou através de artifícios como a mnemônica.

Portanto, sendo a mnemônica um exercício desligado de experiências autênticas de convívio humano, eu diria que tem apenas utilidade complementar e limitada no aprendizado de línguas.
(http://www.sk.com.br/sk-perg9.html#272)
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Senhora Kretly, você está com a palavra. Estamos aqui neste fórum curiosos aguardando suas explicações. Agora, se você não souber explicar melhor o método de sua escola e apenas tentou usar este fórum para fazer propaganda, sugiro que desapareça.


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Índice de mensagens


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Identificação do método  –  Lia Kretly  19/FEV/2005, 2:31 PM
 Re: Identificação do método  –  Rodolfo  19/FEV/2005, 3:36 PM
Re: Identificação do método  –  Johannes  19/FEV/2005, 3:54 PM
Re: Identificação do método  –  Eddy Souza  20/FEV/2005, 12:33 AM
Re: Identificação do método  –  Johannes  21/FEV/2005, 6:02 PM
Re: Identificação do método  –  Lia  21/FEV/2005, 2:41 PM
Re: Identificação do método  –  Rodolfo  21/FEV/2005, 5:14 PM

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