Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]
   
ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE


Autor:  Ricardo - EMB -
E-mail:  emb@sk.com.br
Data:  21/FEV/2005 1:53 PM
Assunto:  Re: Ineficiencia das escolas brasileiras
 
Mensagem:  Caro Mario,

Neste site e neste fórum nunca se afirmou que não existem escolas boas no Brasil, muito menos se questiona o fato evidente de que qualquer êxito depende quase que totalmente do aluno e do professor.

O que se questiona é a ineficiência do ensino de línguas estrangeiras de uma forma geral, bem como a oportunista exploração comercial no vácuo criado. E o que aqui defendemos é a evidente possibilidade de melhora.

O problema começa com o ensino fundamental e médio. Todo mundo estuda matemática, português, geografia e inglês, mas ninguém precisa posteriormente fazer um cursinho de matemática, português ou geografia para suprir necessidades profissionais.

Os próprios cursos de letras, formadores de professores, na sua maioria neglicenciam o pré-requisito fundamental - a fluência na língua que seus graduados devem ensinar.

Nossa crítica maior é dirigida àqueles que operam no mercado e refere-se à prioridade que eles dão ao lucro de seu comércio, em detrimento da vocação e da qualificação que a atividade exige. A preocupação maior de parte da maioria dos cursinhos é padronizar para poder disseminar, controlar e contabilizar. A aderência a pacotes didáticos predeterminados (Livro 1, 2 ...) garante o controle e facilita a disseminação do negócio através de redes de franquia, uma vez que abre mão do requisito de qualificação acadêmica do franqueado. O único requisito é ter dinheiro para investir no negócio. Ao invés de se apoiarem em profissionais competentes e permitir-lhes autonomia, padronizam e apoiam-se em marcas sustentadas por vultosas verbas publicitárias, verbas estas que deveriam estar indo para as mãos dos profissionais competentes como os que você provavelmente deve ter tido. A propaganda singra solta porque para o cliente é difícil medir resultados e avaliar a qualidade do serviço que lhe é prestado.

Defendemos neste site a valorização do profissional competente de línguas e acreditamos que, se escolas estivessem sempre em mãos de quem tem competência lingüística e não em mãos de investidores oportunistas, o ensino de línguas teria maior êxito e menor custo.

Atenciosamente,
Ricardo - EMB


Envie uma resposta
Índice de mensagens


 English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Ineficiência das escolas brasileiras  –  Mario  19/FEV/2005, 9:09 PM
Re: Ineficiencia das escolas brasileiras  –  NOBRE  19/FEV/2005, 10:27 PM
Re: Ineficiencia das escolas brasileiras  –  Mario  20/FEV/2005, 8:45 PM
Re: Ineficiencia das escolas brasileiras  –  Vigia  20/FEV/2005, 9:31 PM
Re: Ineficiencia das escolas brasileiras  –  Mario  21/FEV/2005, 11:25 AM
Re: Ineficiencia das escolas brasileiras  –  Eddy Souza  21/FEV/2005, 1:04 PM
Re: Ineficiencia das escolas brasileiras  –  David  21/FEV/2005, 10:49 PM
Re: Ineficiencia das escolas brasileiras  –  Mario  22/FEV/2005, 5:29 PM
Re: Ineficiencia das escolas brasileiras  –  David  22/FEV/2005, 8:51 PM
Re: Ineficiencia das escolas brasileiras  –  O. P. DoVale  19/MAR/2005, 12:13 PM
 Re: Ineficiencia das escolas brasileiras  –  Ricardo - EMB -  21/FEV/2005, 1:53 PM
Re: Ineficiencia das escolas brasileiras  –  Mario  21/FEV/2005, 4:31 PM
Re: Ineficiência das escolas brasileiras  –  Dale  21/FEV/2005, 3:18 AM
Re: Ineficiência das escolas brasileiras  –  José Roberto  21/FEV/2005, 9:34 AM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K