Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  David
E-mail:  não-disponível
Data:  21/FEV/2005 10:49 PM
Assunto:  Re: Ineficiencia das escolas brasileiras

Mensagem:  Sou professor de inglês das 7 e 8 séries do ensino fundamental e dos 3 anos do ensino médio.
Ao descrever a problemática do aprendizado da língua em questão, o Ricardo citou a não necessidade do aluno fazer um cursinho específico das outras disciplinas componentes da grade curricular.
Eu não sei onde ele leciona, mas onde eu trabalho, uma escola da rede privada, os professores das outras matérias têm as mesmas dificuldades com os alunos, sem distinção de matéria. A diferença é a forma como eles são postos "no cabresto": o vestibular. O inglês tem peso mínimo no vestibular e torna-se desinteressante para um jovem entre 14 e 18 anos ficar sentando numa sala de aula, onde ele não a menor idéia do seu papel, e no meio das 4 horas e meia ou até mesmo 5 ter uma aula de línguas, que na maioria das vezes não tem um local apropriado para sua execução.
Obviamente que eles não vão valorizar também, pelo fato de Línguas Estrangeiras Modernas não reprovarem. Eles decoram o suficiente para passar de ano, e olhe lá. Tem uma meia dúzia só que sabe o que vai fazer com o conhecimento adquirido.
É muito fácil culpar os professores. Porque não culpam as escolas, que não oferecem condições? Será que não é por isso que os cursos paralelos existem? Não existe também o fator de relacionamento social, pois numa escola você pode conhecer outras pessoas, fazer amizades, etc.?
Ricardo, me diga uma coisa: você é craque em física, química, biologia e matemática? Como você se considera nestas matérias? Se os alunos realmente saíssem bons, porque os cursinhos pré-vestibulares são tão procurados?

David

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Ineficiência das escolas brasileiras  –  Mario  19/FEV/2005, 9:09 PM
Re: Ineficiencia das escolas brasileiras  –  NOBRE  19/FEV/2005, 10:27 PM
Re: Ineficiencia das escolas brasileiras  –  Mario  20/FEV/2005, 8:45 PM
Re: Ineficiencia das escolas brasileiras  –  Vigia  20/FEV/2005, 9:31 PM
Re: Ineficiencia das escolas brasileiras  –  Mario  21/FEV/2005, 11:25 AM
Re: Ineficiencia das escolas brasileiras  –  Eddy Souza  21/FEV/2005, 1:04 PM
 Re: Ineficiencia das escolas brasileiras  –  David  21/FEV/2005, 10:49 PM
Re: Ineficiencia das escolas brasileiras  –  Mario  22/FEV/2005, 5:29 PM
Re: Ineficiencia das escolas brasileiras  –  David  22/FEV/2005, 8:51 PM
Re: Ineficiencia das escolas brasileiras  –  O. P. DoVale  19/MAR/2005, 12:13 PM
Re: Ineficiencia das escolas brasileiras  –  Ricardo - EMB -  21/FEV/2005, 1:53 PM
Re: Ineficiencia das escolas brasileiras  –  Mario  21/FEV/2005, 4:31 PM
Re: Ineficiência das escolas brasileiras  –  Dale  21/FEV/2005, 3:18 AM
Re: Ineficiência das escolas brasileiras  –  José Roberto  21/FEV/2005, 9:34 AM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K