Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  Mario
E-mail:  não-disponível
Data:  22/FEV/2005 5:29 PM
Assunto:  Re: Ineficiencia das escolas brasileiras

Mensagem: 

Com toda certeza, os cursinhos pré-vestibular são tão procurados. Gostaria que atentasse ao detalhe de que em qualquer desses cursinhos tambem é ensinado inglês, inglês esse para o vestibular, que tem um propósito muito diferente (é um gol contra na verdade) ao de aprender a se comunicar em inglês. O senhor mesmo, dê uma prova de matemática para os seus alunos que nunca frequentaram um cursinho e pode ter certeza que mesmo que eles não tirem um 10, ou não saibam resolver todas as questões, ou não saibam sequer resolver uma, eles sabem o que é um sinal de adição, um de subtração, sabem Baskara, sabem ler os números.

Gozado é quando se dá um teste de inglês. Antes de eu entrar num curso de ingles, meu professor de inglês do Colegio Objetivo pedia para traduzir textos como tarefa de casa. O engraçado é que ele em sala traduzia alguns (é, ele sabia traduzir mesmo...), mas ai, eu chegava em casa, não tinha um dicionário (nem dinheiro pra comprar), tentava o meu melhor (com o que eu lembrava da tradução xula do professor), mas não saía nada... quer dizer, saía a maior enrolação. Eu não tinha um vocabulário mínimo que fosse, depois de três anos de inglês na escola. Resolvi então entrar num curso de ingles, e assim aprendi. Aposto (e ganho) que nem meus professores falavam inglês, o que é ridículo. Um professor de física, espera-se que saiba física, ou que um de matemática que saiba matematica...  Mas meus professores de inglês só podiam traduzir e ler as regras gramaticais nos livros deles.

O problema é o propósito do ensino (VESTIBULAR), o programa do MEC, e as direções das escolas. Quantos alunos sairam da sua sala (sem nenhuma curso a parte) falando ingles? Mas quantos saíram da sala de matemática resolvendo problemas e passando no vestibular (já que acredito o senhor achar isso tão importante)? Meu caro, eu nunca precisei de cursinho algum (a nao ser inglês para aprender a falar) e mesmo assim passei em primeiro lugar na federal do meu estado no meu curso... Aliás, a prova de inglês estava facílima... sei que passaria sem o curso de inglês com o mesmo resultado... só não garanto que estaria falando inglês.

Um abraço

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Ineficiência das escolas brasileiras  –  Mario  19/FEV/2005, 9:09 PM
Re: Ineficiencia das escolas brasileiras  –  NOBRE  19/FEV/2005, 10:27 PM
Re: Ineficiencia das escolas brasileiras  –  Mario  20/FEV/2005, 8:45 PM
Re: Ineficiencia das escolas brasileiras  –  Vigia  20/FEV/2005, 9:31 PM
Re: Ineficiencia das escolas brasileiras  –  Mario  21/FEV/2005, 11:25 AM
Re: Ineficiencia das escolas brasileiras  –  Eddy Souza  21/FEV/2005, 1:04 PM
Re: Ineficiencia das escolas brasileiras  –  David  21/FEV/2005, 10:49 PM
 Re: Ineficiencia das escolas brasileiras  –  Mario  22/FEV/2005, 5:29 PM
Re: Ineficiencia das escolas brasileiras  –  David  22/FEV/2005, 8:51 PM
Re: Ineficiencia das escolas brasileiras  –  O. P. DoVale  19/MAR/2005, 12:13 PM
Re: Ineficiencia das escolas brasileiras  –  Ricardo - EMB -  21/FEV/2005, 1:53 PM
Re: Ineficiencia das escolas brasileiras  –  Mario  21/FEV/2005, 4:31 PM
Re: Ineficiência das escolas brasileiras  –  Dale  21/FEV/2005, 3:18 AM
Re: Ineficiência das escolas brasileiras  –  José Roberto  21/FEV/2005, 9:34 AM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K