Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]
   
ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE


Autor:  Ricardo - EMB -
E-mail:  emb@sk.com.br
Data:  28/MAR/2005 2:36 PM
Assunto:  Re: Monitor Hypothesis
 
Mensagem:  A hipótese monitor explica a relação entre acquisition e learning ao definir a influência deste último sobre o primeiro. Os esforços expontâneos e criativos de comunicação, decorrentes de nossa capacidade natural de assimilar línguas quando em contato com elas, são policiados e disciplinados pelo conhecimento consciente das regras gramaticais da língua e de suas exceções.

Os efeitos deste monitoramento sobre pessoas com diferentes características de personalidade serão vários. Pessoas que tendem à introversão, à falta de autoconfiança, ou ao perfeccionismo, pouco se beneficiarão de um conhecimento da estrutura da língua e de suas irregularidades. Pelo contrário, no caso de línguas com alto grau de irregularidade (como o inglês), poderão desenvolver um bloqueio que compromete a expontaneidade devido à consciência da alta probabilidade de cometerem erros.

Pessoas que tendem à extroversão, a falar muito, de forma expontânea e impensada, também pouco se beneficiarão de learning, uma vez que a função de monitoramento é quase inoperante, está submetida a uma personalidade intempestiva que se manifesta sem maior cautela. Os únicos que se beneficiam de learning, são as pessoas mais normais e equilibradas, que sabem aplicar a função de monitoramento de forma moderada. Mesmo assim, numa situação real de comunicação o monitoramento só funcionará se ocorrerem 3 condições simultaneamente:

- Tempo suficiente: que a pessoa disponha de tempo suficiente para avaliar as alternativas com base nas regras incidentes.

- Preocupação com a forma: que a pessoa concentre atenção não apenas no ato da comunicação, no conteúdo da mensagem, mas também e principalmente na forma.

- Conhecimento da regra: que a pessoa tenha conhecimento da regra que se aplica ao caso.

Atenciosamente,
Ricardo - EMB


Envie uma resposta
Índice de mensagens


 English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Monitor Hypothesis  –  Maria Leticia  28/MAR/2005, 12:43 AM
 Re: Monitor Hypothesis  –  Ricardo - EMB -  28/MAR/2005, 2:36 PM
Re: Monitor Hypothesis  –  Marcelo  28/MAR/2005, 6:13 PM
Re: Monitor Hypothesis  –  Maria Leticia  28/MAR/2005, 9:14 PM
Re: Monitor Hypothesis  –  Ricardo - EMB -  29/MAR/2005, 9:20 AM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K