![]() |
|
ENGLISH
PORTUGUESE LINGUISTICS & CULTURE |
Autor: | André Oliveira |
E-mail: | não-disponível |
Data: | 04/ABR/2005 2:51 PM |
Assunto: | Crase - p/ Ana M |
Mensagem: |
Notei sua dificuldade em relação ao uso da crase. Vou dar-lhe algumas dicas que talvez a ajudem. Garanto-lhe, no entanto, que muita gente boa, falante nativa de português, usa inadequadamente a crase. Qualquer dúvida pergunte. Espero que seja útil. I ) CRASE PROIBIDA 1 ) Antes de verbos (em qualquer tempo) Ex: Saí ontem a cantar pele rua. 2 ) "a" no singular e a palavra seguinte no plural Ex: Falei a pessoas que não queriam ouvir. 3 ) Antes de artigos definidos. Ex: Dei a comida a uma pessoa que precisava. 4 ) No meio de palavras repetidas Ex: gota a gota; lado a lado 5 ) Antes das palavras : terra, casa e distância, quando não forem definidas. Ex: Voltei a casa às 20h. Voltei à casa de minha mãe às 20h.(casa definida: a de minha mãe) 6 ) Antes de substantivo masculino. Exceção: quando for feita referência a "à moda de" Ex: Ela usava um sapato à Luis XV. (à moda Luis XV) Ex: Escrevi à Jorge Amado. (à moda de Jorge Amado) 7 ) Antes de Vossa e Sua. Dei o livro a Vossa Senhoria. 8 ) Antes de pronomes: este, esta, isto, o, lhe, mim, ti, te, nos, etc. 9 ) Sob a; para a, com a ESTAS SÃO AS PRINCIPAIS PROIBIÇÕES PARA O USO DE CRASE. VEJAMOS AGORA QUANDO DEVEMOS USÁ-LA: A ) CRASE E TEMPO Só se usa crase para tempo EXATO. há; passado a: futuro inexato ou intervalo Ex: Ele chegou HÁ minutos e voltará daqui A quatro dias. Ex: Esperei de 5 A 6 horas e ele partiu ÀS 20h30min. Ex: Aguardarei das 10 ÀS 12h. Ex: Partirá daqui A duas horas. Ex: Marquei hora ÀS 16 horas. (fiz a ligação marcando nesse horário; mas não é a hora que eu marquei a consulta) B ) LOCAIS: À = PARA A Substituimos o local feminino por um masculino; se ficar sem o "a", não vai crase. Se mesmo assim o "a" permanecer, vai crase. Ex: Viajou à Grécia. (Viajou a Porto Alegre) Ex: Conheci a Espanha. (Conheci Porto Alegre) C ) LOCUÇÕES: CRASE NAS QUE TIVEREM UMA PALAVRA FEMININA. Ex: "a toda"; a partir; às pressas; à noite; a respeito; a espera; à medida que... Obs: "toda" é pronome e antes de pronome não vai crase. D ) A(prep) + AQUELE(aquilo, aqueles, etc) Dica: Troque a palavra "aquele" por "este", "esta" ou "isto", se ficar "a este", vai crase. Ex: Recebi aquela carta. (recebi esta carta) Entreguei o trabalho àquele homem. (... a este homem) E ) A + substantivos femininos Substitua o feminino por um masculino, se ficar "ao", vai crase. Ex: Refere-se à teoria moderna. (...AO assunto de hoje) F ) A(prep) + A (qual, quais, etc) Troca o substantivo feminino retomado pelo "qual" (pronome relativo) por um masculino. Se der " ao qual" vai crase. Ex: Esta é a casa à qual me referi. (terreno "ao qual" me referi) Ex: Esta é a casa a qual escolhi. (terreno "o qual" escolhi) G ) AMBIGÜIDADE a ) Ex: Apresentei a equipe à coordenadora. (estou apresentando a equipe para a coordenadora) Apresentei à equipe a coordenadora. (apresentei a coordenadora para a equipe) b ) Cheiro a cola. (pego o tubo de cola e cheiro) Cheiro à cola. (estou com cheiro de cola) c ) Preço a vista (cash) Vendi à vista (pois vista também significa "olhos" em português e ninguém vai vender os olhos) H ) FACULTATIVOS (usa ou não crase) 1 ) Pronomes demonstrativos Ex: Falei à sua turma Falei a sua turma. No plural não é facultativo. Ou tem ou não tem. Ex: Falei às nossas colegas Falei a nossas colegas. 2 ) Substantivos Próprios Usa-se crase para substantivos femininos íntimos. Ex: Falei à Helena, minha irmã. (íntimo) Falei a Helena. |