Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]
   
ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE


Autor:  Ricardo - EMB -
E-mail:  emb@sk.com.br
Data:  22/ABR/2005 12:03 PM
Assunto:  Re: Aula demonstrativa
 
Mensagem:  Prezado André,

Suas sugestões para a Gislaine são muito boas, com exceção de um ponto: aula demonstrativa. A grande maioria dos aprendizes, especialmente aqueles que ainda não falam nenhuma língua estrangeira, têm uma noção pouco clara do que seja o aprendizado de uma segunda língua. Por esta razão, ficam impossibilitados de avaliar a qualidade do serviço que lhes é oferecido.

Conhecer a pessoa do instrutor com o qual vai começar a vivenciar a língua e a cultura estrangeira, é muito positivo. Neste caso, o aluno deve levar junto um amigo que fale inglês bem para ter um diagnóstico pelo menos da qualidade do inglês que o instrutor fala.

As aulas demonstrativas, entretanto, normalmente não são sequer dadas por aquele que será o instrutor do aluno. Além disso, são normalmente oferecidas por escolas tipo franquia, cujas aulas são sempre atreladas a um plano didático rígido e normalmente negligenciam completamente os aspectos psicológicos e culturais da relação ensino/aprendizado. É apenas o plano didático que é enfatizado na aula demonstrativa.

Veja uma pergunta que recentemente recebemos de uma freqüentadora deste site:

> Gostaria de começar a dar aula de inglês; faço há 10 anos na escola Fisk,
> estou no Focus que no caso seria o último livro. Mas no momento estou
> com muitas dificuldades em pronúncia e com dificuldade na conversação.
> É normal isto para uma pessoa que faz 10 anos de inglês?
> Por favor aguardo uma resposta neste e-mail.
> Clarice Almeida Oct 26, 2004

É normal cursos de inglês no Brasil deixarem a desejar quanto à eficácia. O que não é normal é a Clarice ter levado 10 anos para perceber que não estava alcançando um resultado plenamente satisfatório. Nesses 10 anos nunca alguém lhe explicou que línguas são fundamentalmente fenômenos orais e que, portanto, o aluno que apresenta dificuldades com a pronúncia e a conversação carece daquilo que é o essencial e significa que não está progredindo como deveria?

Mesmo que a Clarice fosse uma aprendiz de pouco talento, com dificuldades auditivas, é injustificável que seus problemas de pronúncia e conversação tivessem passado desapercebidos por todos os instrutores que trabalharam com ela durante todo esse tempo. Nunca alguém teve a honestidade de lhe sugerir que procurasse outro caminho?

O caso da Clarice é semelhante ao da Prof. Marília Conte Daros (http://www.sk.com.br/sk-perg23.html#527) e revela, além da já conhecida ineficácia do ensino de inglês praticado por muitos cursinhos, um aspecto muito curioso: nossa própria incapacidade, como aprendizes, em perceber o erro do caminho que estamos seguindo. Se pessoas inteligentes como a Clarice e a Prof. Marília levaram anos para perceber a ineficácia da metodologia que seguiam, como é que alguém vai perceber algo em uma aula demonstrativa de meia hora?

Portanto, para concluir esta questão com um pouco de bom humor, permita-me estabelecer analogias bastante ilustrativas:

1) Oferecer uma aula demonstrativa de língua estrangeira é como mostrar a muda da laranjeira para tentar provar que as laranjas serão doces quando o pé estiver crescido.

2) Assistir a uma aula demonstrativa para saber se vai aprender é como olhar para o rosto dos noivos na noite de núpcias para saber se o casamento vai dar certo.

Atenciosamente,
Ricardo - EMB


Envie uma resposta
Índice de mensagens


 English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Lexical Approach  –  Gislaine Rodrigues  21/ABR/2005, 12:56 PM
Re: Lexical Approach  –  Johannes  21/ABR/2005, 1:28 PM
Para Johannes  –  Helder  21/ABR/2005, 3:22 PM
Re: Para Johannes  –  Márcio  21/ABR/2005, 10:35 PM
Re: Para Johannes  –  André Oliveira  22/ABR/2005, 10:35 AM
Helder  –  Johannes  22/ABR/2005, 9:31 AM
Re: Helder  –  Helder  22/ABR/2005, 1:20 PM
Helder /(ultima vez)  –  Johannes  22/ABR/2005, 2:52 PM
Re: Johannes / Ultima vez  –  Helder  22/ABR/2005, 7:09 PM
Re: Lexical Approach  –  André Oliveira  22/ABR/2005, 10:32 AM
 Re: Aula demonstrativa  –  Ricardo - EMB -  22/ABR/2005, 12:03 PM
Re: Aula demonstrativa  –  André Oliveira  25/ABR/2005, 9:32 AM
Re: Lexical Approach  –  Helder  21/ABR/2005, 3:14 PM
Re: Lexical Approach  –  Ricardo - EMB  21/ABR/2005, 3:54 PM
Re: Lexical Approach  –  Márcio Osório  21/ABR/2005, 4:26 PM
Re: Lexical Approach  –  Mr nitto  31/AGO/2016, 9:48 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K