Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  Daniela
E-mail:  não-disponível
Data:  22/ABR/2005 1:00 PM
Assunto:  Abordagem Comunicativa

Mensagem:  Como um instrutor de inglês iniciaria sua aula para um aprendiz que não tivesse noção alguma da língua, tendo como princípios a Abordagem Comunicativa? Que materiais ele usaria?

Compreendo esta abordagem na teoria, mas na prática não consigo visualizá-la. O instrutor precisa ter domínio total sobre a língua e o aluno precisa de ambientes reais, situações reais. Como oferece e como criar estes ambientes ao estudante se estamos em outro país, se tudo o que ele vê e escuta está em outro idioma? Somente os materiais podem remetê-lo às situações reais?

Sei que esta abordagem tolera o uso da língua materna, mas em quais circunstâncias? A gramática está implícita dentro dos textos e diálogos, mas não há nenhum momento em que ela é explicada? Geralmente, o aprendiz adulto faz perguntas quanto a estrutura gramatical, por exemplo, “Quando que esta ou aquela preposição?”, ou “Onde eu coloco este verbo?”, ou “Há três verbos nesta frase?”. Como o instrutor se posiciona perante estas perguntas?

Estas são só algumas dúvidas, tenho certeza que aparecerão mais na medida em que vocês forem respondendo estas. Obrigada e até mais.

Sou estudante de Letras e gostaria de me tornar uma boa professora de Inglês.

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
 Abordagem Comunicativa  –  Daniela  22/ABR/2005, 1:00 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K