Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]
   
ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE


Autor:  Ricardo - EMB -
E-mail:  emb@sk.com.br
Data:  24/ABR/2003 11:42 AM
Assunto:  Re: Motivação
 
Mensagem:  Prezados Marina e Jonas,
Desculpe a demora em responder.

Sem dúvida, aquilo que chamamos de motivação, tem uma influência decisiva em todas nossas ações, inclusive aquelas que nos permitem assimilar línguas estrangeiras.

A motivação no aprendizado de uma língua estrangeira pode ser ativada tanto por fatores internos como externos.

O ser humano é um animal social e, como tal, tem uma necessidade absoluta de se relacionar com os outros de seu ambiente. Essa tendência integrativa da pessoa é o principal fator interno ativador da motivação para muitos de seus atos. Por exemplo, se estivermos em um ambiente caracterizado pela presença de uma língua estrangeira, naturalmente teremos uma forte e imediata motivação para assimilarmos essa ferramenta que nos permite interagir no ambiente, dele participar e nele atuar. Aprender um língua fora ambiente de sua cultura seria como aprender a nadar fora d’água.

As características dos ambientes que freqüentamos representam os fatores externos. Por exemplo, se o ambiente em que o aprendizado da língua deve ocorrer for autêntico e proporcionar atividades voltadas aos interesses do aprendiz, o grau de motivação será alto. Entretanto, se o ambiente carecer de autenticidade, de elementos da cultura estrangeira, como por exemplo uma sala de aula com um número excessivo de alunos e um professor de proficiência limitada, e se as atividades nesse ambiente forem ditadas por um plano didático predeterminado em vez de centradas na pessoa e no interesse do aprendiz, o grau de motivação será baixo.

Além de poder ser ativada por fatores internos e externos, a motivação pode ser classificada em direta e indireta.

Motivação direta seria aquela que nos impulsiona diretamente ao objeto que satisfaz uma necessidade nossa. Por exemplo: você admira ou se identifica com uma cultura estrangeira e investe todos seus esforços no aprendizado da respectiva língua.

Motivação indireta é aquela que nos impulsiona em direção a um objetivo intermediário, que, por sua vez, possibilitará a satisfação de uma outra necessidade maior.

Por exemplo, você tem um forte desejo de conhecer a técnica da fotografia e dispõe de excelente literatura sobre o assunto em inglês. Embora você não entenda textos em inglês, vai aplicar todo seu esforço para decifrar a língua e assim obter as informações ali contidas.

Segundo exemplo: Se um jovem norte-americano se apaixona por uma jovem de origem hispânica, que vive numa das muitas comunidades hispânicas nos EUA, ele poderá investir esforços no aprendizado do espanhol para conquistar a simpatia da jovem e de sua família.

Terceiro exemplo: Uma pessoa ambiciosa, extremamente motivada em direção ao sucesso em sua carreira profissional, embora sem talento nem motivação para línguas, poderá investir substanciais esforços em seu aprendizado, o qual indiretamente, possibilitará a realização de um objetivo (satisfação de uma necessidade) maior.

É interessante observar que freqüentemente uma motivação indireta acaba dando origem a uma motivação direta. Ou seja, a pessoa inicialmente impulsionada em seu ato por um objetivo indireto maior, acaba “tomando gosto” encontrando no “sacrifício” intermediário um objeto de motivação direta.

Diferentes autores estudaram e identificaram diferentes tipos de motivação, tais como: instrumental e integrative motivation, intrinsic e extrinsic motivation, cujos conceitos você encontra em:
Brown, H. Douglas. Principles of Language Learning and Teaching. Prentice Hall Regents, 1994.


Envie uma resposta
Índice de mensagens


 English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Motivação  –  Marina  19/ABR/2003, 10:03 PM
Re: Motivação  –  Jonas  21/ABR/2003, 10:24 AM
 Re: Motivação  –  Ricardo - EMB -  24/ABR/2003, 11:42 AM
Re: Motivação  –  André Costa  24/ABR/2003, 1:20 PM
Re: Motivação  –  Jonas  24/ABR/2003, 11:04 PM
Re: Ricardo/Motivação  –  Marina  27/ABR/2003, 3:11 AM
Re: Ricardo/Motivação  –  Ricardo - EMB -  27/ABR/2003, 12:45 PM
Re: Motivação  –  Angela Paes  06/DEZ/2011, 12:22 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K