Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  Marina
E-mail:  sunnyday@uaimail.com.br
Data:  27/ABR/2003 12:46 PM
Assunto:  Ainda sobre motivação

Mensagem:  Professor Ricardo, Obrigada por responder e aqui vai mais uma de minhas reflexões: Eu acredito que fatores externos possam contribuir para a desmotivação, tornando as aulas cansativas, ‘maçantes’, levando os alunos a até desistirem de continuar aprendendo uma segunda língua. Outro problema são as crenças que os indivíduos possuem. Podemos enumerar diversos problemas que geram desmotivação, mas o intuito aqui é discorrer sobre fatores internos x motivação. Observe pelos depoimentos do Jonas e do André que eles se referem a algo interno quando comentam do seu interesse – motivação – pelo aprendizado do inglês. E a algo externo quando se referem à desmotivação: “O inglês provocou uma revolução em minha vida, era como se ele tivesse estado lá o tempo todo e eu não tivesse dado conta...” (André) “Mas quando vim para cá pra morar e trabalhar, percebi como não era fluente em inglês, principalmente na parte oral. A minha motivação meio que baixou um pouco, eu me sentia frustrado.” (Jonas) Note que o André se refere a algo que já está lá, ele só precisou despertar para o aprendizado ocorrer. É como um bebê que começa engatinhando até percerber que consegue se colocar de pé e depois que consegue dar os primeiros passos. Poderíamos chamar de maturação ou necessidade de ir mais além o que faz com que o bebê, sem ajuda de fatores externos, instintivamente seja levado ao aprendizado, isto é, a dar os primeiros passos. Já o Jonas, quando sentiu sua dificuldade, desmotivou-se. Fazendo uma reflexão, despertou interiormente para a necessidade de melhorar. Veja como a motivação vem de uma reflexão do sujeito acerca da necessidade da aprendizagem. A motivação direta ou indireta é algo que se processa dentro do indivíduo após suas reflexões. Entendo a motivação como 'força interior propulsora de importância decisiva', e a desmotivação como força exterior também de importância decisiva no aprendizado de línguas. Sendo a desmotivação algo extrínseco e a motivação intrínseco. Gostaria que você fizesse comentários sobre minhas reflexões.

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
 Ainda sobre motivação  –  Marina  27/ABR/2003, 12:46 PM
Re: Ainda sobre motivação  –  Ricardo - EMB -  27/ABR/2003, 1:17 PM
Re: Ainda sobre motivação  –  Leticia  30/ABR/2003, 12:13 PM
Re: Ainda sobre motivação  –  Marina  31/MAI/2003, 10:03 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K