Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  Fox Fox
E-mail:  não-disponível
Data:  05/JUN/2005 2:02 PM
Assunto:  Re: Autodidática?

Mensagem:  Zero,
Veja bem, ontem mesmo fiz uma viagem em companhia de alguns amigos e um deles perguntou-me onde eu aprendera meu inglês, já que encontramos com um jovem andarilho americano e não tive maiores dificuldades em fornecer-lhe as informações que ele solicitou. Disse-lhes que jamais freqüentara qualquer curso regular de inglês e que aprendera quase tudo sozinho. Tudo o que escrevi aqui foi fruto de minha longa experiência nesta jornada para o aprendizado do inglês e hoje colho os frutos desta persistência, já que consegui grande parte do meu objetivo que era entender o que os nativos diziam com mais facilidade.
Há pouco mais de seis meses iniciei uma maratona de audição, ao assistir entrevistas na CNN e posteriormente baixar o “transcript” para poder acompanhar as entrevistas lendo o conteúdo, com a vantagem de poder ir ao dicionário para tirar todas as dúvidas que aparecem e ver como são pronunciadas as palavras sem qualquer ajuda de outra pessoa ou professor. É tudo como se você estivesse no exterior, já que as entrevista são ao vivo e não há aquela impressão da falta de naturalidade dos textos do curso de multimídia que por mais naturais que queiram mostrar, eles não conseguem fugir daquela voz cibernética o que tira a naturalidade da fala.
Não chego a desaconselhar ninguém a freqüentar um curso regular de inglês, mas como todos são incapazes de ensinar você falar e só ensinam mesmo a gramática que você, como eu, pode aprender sozinho, basta você durante um ano ou mais, persistentemente, estudar independentemente e no final freqüentar qualquer curso para tirar alguma dúvida como fiz, ao procurar um professor de origem americana, de muita cultura, porquanto é licenciado em inglês nos Estados Unidos e em língua portuguesa no Brasil. (Às vezes chequei a pensar que ele soubesse mais português do que o inglês, o que de certa forma pode ser verdade, já que ele nasceu no Brasil onde estudou até os 16 anos, quando só então foi para a terra de seus pais onde morou e estudou por mais de 08 anos). Outro dia, ao conversar com ele sobre este meu processo de aprendizado, no que diz respeito à audição através das entrevistas captadas na CNN, disse-me que é como se eu tivesse descoberto a roda e que iria aconselhar seus alunos a tentar este processo).
Como você, ouvi a CNN por mais de dois anos e apesar de ter sido ótimo a “saturação”, não conseguia entender quase nada, já que não sabia como eram escritas as palavras. Agora se leio “PSYCHIC”, não vou ler PÍSIQUI e sim SÁIKIK (paranormal, coisa da mente) e da mesma forma ao ler PHYSICS eu vou ler corretamente FÍZIKS (física).
Zero, faça esta experiência e daqui a um ano ou mais você verá o resultado, com a vantagem de haver feito uma tremenda economia e nos informe do resultado para que outras pessoas possam trilhar o mesmo caminho, sobretudo àqueles menos afortunados mas com uma grande força de vontade, já que “Where there is a will, there is way”. Sucesso.FoxFox

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Autodidática?  –  Zero  03/JUN/2005, 6:02 PM
Re: Autodidática?  –  Wauber  03/JUN/2005, 6:56 PM
Re: Autodidática?  –  Zero  03/JUN/2005, 7:42 PM
Re: Autodidática?  –  Elsa  04/JUN/2005, 9:37 AM
Re: Autodidática?  –  Eddy Souza  06/JUN/2005, 9:01 AM
Re: Autodidática?  –  Zero  06/JUN/2005, 3:58 PM
Re: Autodidática?  –  Edson  06/MAR/2006, 2:43 PM
Re: Autodidática?  –  Edson  06/MAR/2006, 2:50 PM
 Re: Autodidática?  –  Fox Fox  05/JUN/2005, 2:02 PM