Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  Ricardo - EMB -
E-mail:  emb@sk.com.br
Data:  29/ABR/2003 2:56 PM
Assunto:  Re: Para Ricardo

Mensagem:  Carmen, Fluência em línguas estrangeiras, só através de contato humano, de familiaridade com a língua, fruto de interação em situações reais de convívio. De todas as áreas de desenvolvimento humano, habilidades físicas, musicais e lingüísticas são as que mais dependem de prática e menos de teoria. Por isso o aprendizado mais completo, a melhor forma de se desenvolver a tão necessitada fluência em inglês é sempre através de vivência no exterior. Entretanto, enquanto isso não for possível, a segunda melhor alternativa é procurar boas escolas (leia http://www.sk.com.br/sk-como.html), escolas tipo "centro de convívio multicultural" que ofereçam ambientes de língua e cultura aqui. Também as escolas internacionais (caríssimas, eu sei) oferecem autênticos ambientes de língua e cultura estrangeira onde jovens podem tornar-se bilíngües e servem de exemplo para aquilo que preconizamos: a criação de centros de convívio em língua estrangeira no ensino fundamental e médio. Estes centros devem contar com a participação de falantes nativos e podem ser complementados com convênios junto a escolas no exterior e programas de intercâmbio cultural. Outro tipo de iniciativa muito interessante, por exemplo, é a do English Club Brazil lt;http://www.englishclubbrazil.com/gt;, um grupo de pessoas falantes nativas de inglês e brasileiros também falantes de inglês que reúnem-se informalmente no Finnegan's Pub, um bar na cidade de São Paulo. Eu não diria que sem o contato prolongado com situações reais de comunicação em ambientes da língua estrangeira o aprendiz esteja fadado ao fracasso. Estaria apenas, em maior ou menor grau, condenado ao inglês aportuguesado que conhecemos muito bem, caracterizado por desvios devidos à interferência da língua mãe, e por limitações de todo o tipo. Ricardo

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Para Ricardo  –  carmen  28/ABR/2003, 9:18 PM
 Re: Para Ricardo  –  Ricardo - EMB -  29/ABR/2003, 2:56 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K