Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]
   
ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE


Autor:  Ricardo - EMB -
E-mail:  emb@sk.com.br
Data:  06/MAI/2003 5:31 PM
Assunto:  Re: Material de gramática da língua inglesa
 
Mensagem:  Betty Schrampfer Azar - Understanding and Using English Grammar - Prentice Hall Regents, 1999
Este é um dos muitos livros de gramática genérica que você encontra em qualquer livraria. São todos bons. Aqueles livros de gramática usados no ensino médio (o Password é um dos que eu já vi) que analisam pontos específicos que representam contrastes entre o português e o inglês, também são interessantes.

Você deve se conscientizar entretanto de que dificilmente alcançará proficiência em inglês por esse caminho. Em primeiro lugar, domínio sobre línguas é habilidade prática, criativa, e não conhecimento gramatical. Aprendizado de línguas, especialmente inglês, é fruto de convívio humano, de situações reais de interação em ambientes da cultura estrangeira.

Em segundo lugar, mnemônica é simplesmente uma técnica de memorização de informações através da criação de idéias em paralelo. Para facilitar a memorização busca-se uma referência no nosso cotidiano, no nosso universo de experiências. Ao invés de se alcançar uma verdadeira familiarização, estabelece-se uma relação artificial entre a forma da língua estrangeira que nos é estranha com algo que nos seja familiar.

Pesquisas sobre a fixação e a retenção das lembranças permitem determinar que retemos bem aquelas experiências que nos concernem diretamente. Ao contrário, esquecemo-nos com facilidade o que é neutro, mal estruturado, pouco significativo. Assim como a química é melhor aprendida em laboratório do que na sala de aula, assim também as formas (palavras, expressões) da língua estrangeira ficarão mais facilmente retidas na memória se aprendidas em situações reais de comunicação, em vez de aprendidas num ambiente descontextualizado de uma sala de aula ou através de artifícios como a mnemônica.

Portanto, sendo a mnemônica um exercício desligado de experiências autênticas de convívio humano, eu diria que tem apenas utilidade complementar e limitada no aprendizado de línguas.


Envie uma resposta
Índice de mensagens


 English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Material de gramática da língua inglesa  –  Viviane  05/MAI/2003, 4:38 PM
 Re: Material de gramática da língua inglesa  –  Ricardo - EMB -  06/MAI/2003, 5:31 PM
Re: Material de gramática da língua inglesa  –  Viviane  06/MAI/2003, 7:19 PM
Re: Material de gramática da língua inglesa  –  Ricardo - EMB -  06/MAI/2003, 8:18 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K