Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]
   
ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE


Autor:  Ricardo - EMB -
E-mail:  emb@sk.com.br
Data:  23/MAI/2003 10:52 AM
Assunto:  Re: Método de aprendizagem - mnemotécnica
 
Mensagem:  Prezado Paulo Andrade,

Mnemônica ou mnemotécnica é simplesmente uma técnica de memorização de informações através da criação de idéias paralelas. No caso de línguas, o objetivo é armazenar palavras, locuções e frases. Para facilitar a memorização, busca-se uma referência no nosso cotidiano, no nosso universo de experiências. Ao invés de se alcançar uma verdadeira familiarização, estabelece-se uma relação artificial entre a forma da língua estrangeira que nos é estranha com algo que nos seja familiar.

Por exemplo: você é iniciante em inglês e tem dificuldade em diferenciar Tuesday de Thursday; você se confunde e não consegue se lembrar qual é terça-feira e qual é que se usa para quinta-feira. Então você observa que a pronúncia de Tuesday lembra a palavra "tio", e os tios da gente são membros da família, pessoas importantes, que para nós vêm em primeiro lugar, assim como terça vem antes de quinta.

A técnica da mnemônica independe de método e qualquer um pode se habituar a usá-la como complemento no aprendizado de línguas.

Por outro lado, pesquisas sobre a fixação e a retenção das lembranças permitem determinar que retemos bem aquelas experiências que nos concernem diretamente. Ao contrário, nos esquecemos com facilidade o que é neutro, mal estruturado, pouco significativo. Assim como a química é melhor aprendida em laboratório do que na sala de aula, assim também as formas (palavras, expressões) da língua estrangeira ficarão mais facilmente retidas na memória se aprendidas em situações reais de comunicação, em vez de aprendidas num ambiente descontextualizado de uma sala de aula ou através de artifícios como a mnemônica.

Portanto, sendo a mnemônica um exercício desligado de experiências autênticas de convívio humano, eu diria que tem apenas utilidade complementar e limitada no aprendizado de línguas.

O que hoje se preconiza predominantemente para o aprendizado de línguas é language acquisition http://www.sk.com.br/sk-laxll.html. Um processo equivalente ao de assimilação da língua mãe pelas crianças. É reaprender a estruturar o pensamento nas formas de uma nova língua a partir de experiências concretas. Cada um desenvolve de acordo com seu próprio ritmo, num processo que produz habilidade prática e não necessariamente conhecimento. É comportamento humano, fruto de convívio, de situações reais de interação em ambientes da cultura estrangeira. De preferência deve fazer parte da formação básica da pessoa, isto é, deve ser assimilado na infância e na adolescência. Se tiver que ser aprendido posteriormente, ensino e aprendizado, se é que assim podem ser chamados, devem ocorrer num plano pessoal-psicológico, e não num plano técnico-didático.

Não existe milagre no aprendizado de línguas. O processo é lento, requer perseverança, e o contraste entre a facilidade com que algumas pessoas aprendem e a extrema dificuldade com que outros se defrontam é grande. Veja o que é talento para línguas em http://www.sk.com.br/sk-talen.html.

A única utilidade da mnemônica é para desenvolver vocabulário. Leia http://www.sk.com.br/sk-voca.html sobre a importância do vocabulário no desenvolvimento de habilidade com línguas estrangeiras.

Atenciosamente,
Ricardo


Envie uma resposta
Índice de mensagens


 English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Método de aprendizagem - mnemotécnica  –  Paulo Andrade  23/MAI/2003, 9:25 AM
 Re: Método de aprendizagem - mnemotécnica  –  Ricardo - EMB -  23/MAI/2003, 10:52 AM
Re: Método de aprendizagem - mnemotécnica  –  Gaspar  25/MAR/2011, 10:34 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K