Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  silvio
E-mail:  adolfh1889@gmail.com
Data:  16/OUT/2005 2:45 PM
Assunto:  Esclarecendo o assunto

Mensagem: 

Senhores(as):

Quero somente aprender inglês mas parece que meu endereço de e-mail chamou mais a atenção do que minha pergunta sobre aprendizado de inglês que, por sinal, é o propósito deste site.

Mas vamos lá:

A HISTÓRIA DEMONIZA OU GLORIFICA PERSONAGENS O TEMPO TODO, CONSTRÓI UMA IMAGEM BOA OU RUIM SOBRE UM ASSUNTO, ISSO TUDO DEPENDE  DO PONTO DE VISTA DO LEITOR OU OBSERVADOR. TOMEMOS  O ASTRÔNOMO E PROFESSOR ITALIANO GALILEO GALILEI (1564 - 1642) COMO EXEMPLO 1 , DIZ A HISTÓRIA QUE ELE CORROBORAVA COM A  IDÉIA DE COPERNÉNICO (ASTRÔNOMO POLONÊS 1473-1543) DE QUE A TERRA NÃO ERA O CENTRO DO UNIVERSO. NAVERDADE , A TEORIA CHAMADA HELIOCENTRICA (PROPOSTA  PELO FILÓSOFO GREGO  ARISTARCO ? 300A.C.?) ERA APENAS EM PARTE ACEITA POR COPÉRNICO QUE ACHAVA QUE O SOL FICARIA MELHOR POSICIONADO COMO CENTRODO UNIVERSO DO QUE A TERRA (QUE ERA A "VERDADE" IMPOSTA PELA IGREJA). GALILEO, EM JANEIRO DE 1610, OBSERVANDO O CÉU COM O TELESCÓPIO QUE ELE MESMO CONSTRUÍRA, NOTOU PEQUENOS PONTOS AO REDOR DE JÚPITER E (PARA ENCURTAR A HISTÓRIA) NOTOU QUE ESSES PONTOS CIRCUNDAVAM AQUELE PLANETA E QUE ISSO COLOCAVA  POR TERRA A TEORIA ECLESIÁSTICA. OS SATÉLITES (OS QUATRO MAIORES) DE JÚPITER , CONHECIDOS COMO:  IO, EUROPA, GANIMEDES E CALISTO SÃO NA VERDADE DE DUPLA DESCOBERTA, POIS O ASTRÔNOMO ALEMÃO SIMON MARIUS (1573-1624) TAMBÉM REINVIDICOU A DESCOBERTA,  E FOI ESTE TAMBÉM QUEM ATRIBUIU OS NOMES A ESTES SATÁLITES NATURAIS.  MAS RETOMANDO O CASO,  GALILEO TEVE QUE RETRATAR-SE PERANTE A INQUISIÇÃO QUE O ACUSAVA DE HERESIA E QUE NA ÉPOCA ELE HAVIA SIDO CONSIDERADO COMO UM "DEMÕNIO".
            POSTARAM UMA MENSAGEM ME QUESTIONANDO SE MEU E-MAIL SERIA UMA REFERÊNCIA A ADOLF HITLER , NASCIDO AOS 20 DE ABRIL DE 1889 EM BRAUNAU-AM-INN ÁUSTRIA E (SUPOSTAMENTE) TERIA COMETIDO SUICÍDIO EM 30 ABRIL DE 1945 QUANDO SOLDADOS RUSSOS "BATERAM" ÀS PORTAS DE SEU BUNKER EM BERLIM, FILHO DE Alois Schicklgruber, QUE DEPOIS ADOTOU O SOBRENOME DE SEU PAI NATURAL E FICOU CONHECIDO COMO ALOIS HITLER E KLARA HITLER. BEM, A ESSA PERGUNTA, RESPONDO DA SEGUINTE MANEIRA:
            É REFERENTE A HITLER, MAS NÃO O DEMONIZADO HITLER DA "HISTÓRIA" CONTADA SÓ PELO LADO VENCEDOR - ALIADOS E SEUS COLABORADORES - PARA JUSTIFICAREM O INJUSTIFICÁVEL, OU SEJA, A GUERRA E SUAS ATROCIDADES. AMBOS OS LADOS ESTAVAM ERRADOS.
           PERGUNTO TAMBÉM QUEM FOI OU QUEM FORAM GEORGE BUSH (PAI E FILHO), RONALD REAGAN, CHE GUEVARA, STALIN, MUSSOLINE, NAPOLEÃO BONAPARTE, MARTINHO LUTERO, HENRIQUE VIII, GENGIS KHAM ...... ?
            HENRIQUE VIII, POR EXEMPLO, FOI UM REI (INGLÊS) QUE SEPAROU A IGREJA ROMANA DA INGLATERRA EM BENEFÍCIO PRÓPRIO. CASADO COM CATARINA DE ARAGÃO, FILHA DOS REIS CATÓLICOS, PEDE A ANULAÇÃO DE SEU CASAMENTO (NEGADA PELO PAPA CLEMENTE VII) PARA NOVAMENTE CASAR-SE COM ANA BOLENA. O PAPA NEGA, NÃO PORQUE A IGREJA NÃO PERMITIA, MAS SIM PORQUE ESTAVA SOB PRESSÃO DO PODEROSO REI CARLOS V  SOBRINHO DE CATARINA.  HENRIQUE CONSULTA  ThomasCromwell, ARCEBISPO DE CANTERBURY E EM 1535 O PARLAMENTO CONFIRMA HENRIQUE VIII COMO CHEFE DA IGREJA NA INGLATERRA (A IGREJA ANGLICANA), QUE INTERESSES TERIAM OS INGLESES NESTA NOMEAÇÃO? PROMOVER A FELICIDADE DO REI OU NAS TERRAS DA IGREJA DE ROMA ?
             VOLTEMOS PARA NOSSO TEMPO: QUE JUSTIFICATIVA HAVERIA PARA AS BOMBAS EM HIROSHIMA E NAGASAKI?  QUAL O MOTIVO DO BOMBARDEIO DA CIDADE DE DRESDEM(ALEMANHA) SABIDAMENTE UMA CIDADE SEM IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA? O QUE MOTIVOU OS ATAQUES ÀS TORRES AMERICANAS? QUAL A RAZÃO DAS DUAS INVAZÕES AO IRAQUE? A PRIMEIRA TERIA SIDO PARA DEFENDER O KWAIT OU O PETRÓLEO? A SEGUNDA,  SERIA AS "ARMAS" DE DESTRUIÇÃO EM MASSA (NUNCAENCONTRADAS) OU NOVAMENTE O INTERESSE PELO CONTROLE DO PETRÓLEO? O QUE JUSTIFICOU A IDA DO HOMEN À LUA? PESQUISA OU UMA RESPOSTA AOS RUSSOS (QUE NA ÉPOCA ESTAVAM NA FRENTE NA CORRIDA ESPACIAL)?  O QUE SIGNIFICOU A INVASÃO AMERICANA NA BAIA DOS PORCOS EM CUBA? LIBERTAÇÃO DO POVO, CONTENÇÃO DE ARMAS OU ASSASSINAR FIDEL? O QUE JUSTIFICARIA UMA SUPOSTA INVASÃO AMERICANA NA AMAZÔNIA? PROTEÇÃO DA FLORESTA OU GARANTIA DOS RECURSOS NATURAIS E DA (LOGO, RARÍSSIMA ÁGUA POTÁVEL) ?
           CREIO TER RESPONDIDO ALGO SOBRE MEU ENDEREÇO DE E-MAIL ,  MAS ESTE É TÃO SOMENTE UM NOME E O QUE REALMENTE DEVERIA IMPORTAR, ERA MINHA QUESTÃO SOBRE CURSO DE INGLÊS.

SEM DEMONIZAR NINGUÉM, ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR?

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
 Esclarecendo o assunto  –  silvio  16/OUT/2005, 2:45 PM
Esclarecendo o assunto  –  JHorner  16/OUT/2005, 4:51 PM
Esclarecendo o assunto  –  Milton  16/OUT/2005, 6:00 PM
Esclarecendo o assunto  –  SILVIO  16/OUT/2005, 6:47 PM
Esclarecendo o assunto  –  matuzalem  17/OUT/2005, 10:17 AM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K