Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]
   
ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE


Autor:  Rick Leal
E-mail:  não-disponível
Data:  22/NOV/2005 9:32 AM
Assunto:  Esquecer o inglês....
 
Mensagem: 

Esdras,

É totalmente verdadeira e concreta a possibilidade de você "esquecer" o inglês que você aprendeu fora (EUA / Inglaterra), e o motivo é o que você colocou, a falta de prática. Como isso funciona? É simples.

Uma segunda, terceira, etc. língua nunca será a sua primeira língua. Esta segunda língua é uma habilidade que você adquiriu através do estudo e da prática. Compare-a com uma profissão que você tenha estudado muito (como a de um cirurgião, por exemplo), depois você vai a prática, ou seja, exerce a sua profissão. Se um cirurgião ficar, por exemplo, 2 anos afastado da profissão, sem se atualizar e fazer nenhuma cirurgia, será que ele poderá operar normalmente, sem correr riscos de cometer erros? Porém, ao voltar a estudar, se atualizar, o que ele havia aprendido no passado retorna gradativamente, porque estava estocado em sua memória "somewhere".

Comparo também o "aprender inglês" ao "aprender a dirigir" ou "aprender a datilografar", só que com muito mais "manobras, marchas, pedais" que o dirigir, e muito mais "letras" no teclado para datilografar, visto a quantidade de vocábulos, expressões, estruturas, tempos verbais, etc. que uma língua contém, ou seja, é um aprendizado muito mais complexo.

Quando estamos aprendendo a dirigir não achamos tudo muito complexo? Não conseguimos fazer tudo ao mesmo tempo. Temos que pensar antes de agir e esquecemos várias coisas durante o processo. Como é que eu vou conseguir dar seta pra esquerda, pisar no freio, na embreagem, reduzir de marcha - qual marcha reduzir, primeira, segunda?? - tudo ao mesmo tempo? A sair com o carro tem que estar em ponto morto ou primeira? Ponho o cinto de segurança e o que mais? Aí você sai e esquece de soltar o freio de mão. Muita coisa para lembrar ao mesmo tempo. Porém, com a prática, você faz tudo isso automaticamente, "sem pensar" - em português que é a sua língua. 

O mesmo você tem que conseguir com o inglês. Utilizá-lo "sem pensar", automaticamente. Por um bom tempo você vai pensar sim em português, porque é esse o contexto que você vive, esse é o seu mundo, essa é a sua diretriz. Com a prática esse processo se automatiza e você começa a usar inglês "sem pensar" em português. Mas, se depois de aprendido, você parar de utilizar o inglês, ele vai enferrujar sim. Mas você também o resgata muito mais rápido que uma pessoa que está iniciando o processo de aprendizado quando voltar a ter contato com a língua.

Existem vários exemplos de pessoas que passaram por esse "esquecimento", mas falo disto numa outra ocasião.

Um abraço,

Rick


Envie uma resposta
Índice de mensagens


 English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Esquecer o inglês....  –  Esdras Leao  22/NOV/2005, 2:34 AM
 Esquecer o inglês....  –  Rick Leal  22/NOV/2005, 9:32 AM
4 Rick-Esquecer o inglês....  –  Raquel  22/NOV/2005, 1:43 PM
4 Rick-Esquecer o inglês....  –  Rick Leal  22/NOV/2005, 6:14 PM
Esquecer o inglês....  –  Esdras Leao  23/NOV/2005, 1:21 AM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K