Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  André Costa
E-mail:  andre_costa2002@yahoo.com.br
Data:  29/AGO/2002 12:27 PM
Assunto:  Proficiência no idioma

Mensagem:  Caro Ricardo,
Mais uma vez, não me canso de dar os parabéns por este magnífico site. Numa altura em que a informação prolifera na internet e em que a maioria das vezes, a qualidade não é de forma nenhuma a regra, é entusiasmante encontrar esta "ilha" na qual o conhecimento está exposto de forma tão humanista, extremamente competente e que se predispõe estar acessível a toda a gente... Não tenho as palavras para descrever o que sinto por tão nobre causa.
Em relação à minha questão propriamente dita, o que queria perguntar era até que ponto a idade pode influenciar na aprendizagem de uma língua. Sou português, tenho 29 anos e este ano que passou estive a estudar na Irlanda e devo dizer que a expectativa que tinha em relação ao que poderia aprender por me encontrar num ambiente favoravel à language aquisition, ficou um pouco aquém. Pensava poder, depois de passar 9 meses num país de língua inglesa no qual simplesmente não falava português nunca (pois não se encontrava aí nenhum portugues), vir a desenvolver-me e tornar-me mais fluente em inglês. Sem dúvida que aprendi muito, e que o meu inglês não tem comparação com aquilo que era antes de ir, só que essa diferença nota-se muito mais no entendimento e compreensão do que na capacidade de expressão. Devo dizer que penso não ter mudado muito na capacidade de falar salvo pequenas diferenças. O que sinto é que muitas vezes sei as palavras entendo perfeitamente quando me as dizem mas quando quero falar não me lembro de como se diz e muitas vezes traduzo diretamente do português, o que às vezes como sabe soa horrivel. Depois, conheci uma rapariga espanhola que viveu lá aproximadamente o mesmo tempo que eu só que quando tinha 15 anos. Apenas com isso, e visto que em Espanha eles não estão em contacto com idiomas (pois têm tudo traduzido e dobrado), ela é perfeitamente bilingue, inclusive fala com sotaque irlandês. Será que isto é tudo só por causa da idade?

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
 Proficiência no idioma  –  André Costa  29/AGO/2002, 12:27 PM
Re: Proficiência no idioma  –  Ricardo - EMB -  30/AGO/2002, 5:39 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K