Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  Barrinha
E-mail:  não-disponível
Data:  17/JAN/2006 5:38 PM
Assunto:  Autodid√°tica versus curso normal

Mensagem:  A escola de ingl√™s que freq√ľento segue um livro predeterminado. Praticamente todos os alunos, pouco antes da prova final n√£o tinham a m√≠nima id√©ia do que era e como fazer uma frase na passive voice, por exemplo. Atribuo isso ao fato do livro parecer longe do aluno, e haver pouca pr√°tica e a pr√≥pria contextualiza√ß√£o da gram√°tica (a maioria dos exemplos s√£o frases soltas ou mini-mini di√°logos, com duas frases). A professora at√© tentava dar uma "quebrada" no livro trazendo outros exerc√≠cios, para n√≥s fixarmos, mas o prazo de determinarmos o livro e a obrigatoriedade dela ter de usar o livro praticamente acabaram com a aprendizagem. Tirei uma boa nota na prova de gram√°tica, mas foi por que usei uma gram√°tica boa de ingl√™s, caso contr√°rio estaria afundado.
Os exerc√≠cios que passam s√£o chat√≠ssimos. A √ļnica parte boa que acho dos livros √© o exerc√≠cio de reda√ß√£o, que permite contextualizar a gram√°tica.
Os exercícios de áudio, tenho quase certeza que não são falados por um native speaker e são raros.
Entretanto a aula exige que os alunos conversem entre si em inglês, o que não acontece com outras famosas redes de ensino de inglês.

Mas voltando ao tema que gostaria de receber respostas. Como na prova, eu consegui obter mais informa√ß√Ķes que necessitava numa gram√°tica que no livro e nas aulas me pergunto ser√° que n√£o seria melhor ser autodidata?
Eu tenho TV a cabo. Ent√£o pensei: n√£o poderia ouvir a CNN, fazer um resumo das not√≠cias, estudar os phrasal verbs que foram falados, treinar gram√°tica com a gram√°tica que tenho, ler alguns livros em ingl√™s, ver sites em ingl√™s e treinar pron√ļncia e listening usando o elllo (um site√≥timo) ? N√£o adquiriria mais vocabul√°rio, n√£o aprenderia o modo de vida dos americanos, n√£o estaria em contato com native speakers?
Ou então continuo meu curso de inglês? Ou ainda: faço os dois ao mesmo tempo?
Gostaria de ter opni√Ķes. O que voc√™s acham: Qual das tr√™s coisas fa√ßo:
- Continuo normalmente meu curso de inglês
- Começo a estudar sendo autodidata
- Fa√ßo as duas op√ß√Ķes ao mesmo tempo

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
 Autodid√°tica versus curso normal  –  Barrinha  17/JAN/2006, 5:38 PM
Autodid√°tica versus curso normal  –  √öbion  17/JAN/2006, 8:38 PM
Autodid√°tica versus curso normal  –  Johannes  17/JAN/2006, 8:46 PM
Autodid√°tica versus curso normal  –  Fox Fox  18/JAN/2006, 12:17 AM
Autodid√°tica versus curso normal  –  Barrinha  17/JAN/2006, 9:37 PM