Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]
   
ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE


Autor:  Rodolfo
E-mail:  não-disponível
Data:  20/JAN/2006 11:28 AM
Assunto:  What about WISDOM?
 
Mensagem: 

Para voc√™s todos que n√£o param de pedir opini√Ķes sobre escolas, como se houvesse grande diferen√ßa entre elas, aqui seguem algumas orienta√ß√Ķes feitas pelo Prof. Ricardo, webmaster deste site. O texto completo encontra-se em: http://www.sk.com.br/sk-como.html

 

1) Na escolha de um programa de treinamento em ingl√™s, evite o ensino padronizado em pacote, aquele normalmente comercializado atrav√©s de redes de franquia. √Č not√≥rio o fato de que diferentes pessoas t√™m diferentes ritmos de assimila√ß√£o. Portanto, qualquer marcha predeterminada de Livro 1, Livro 2 dificilmente vai se adaptar de forma ideal √†s caracter√≠sticas individuais de cada um. Procure sempre um trabalho sob-medida, n√£o serializado, que respeite o ritmo de assimila√ß√£o de quem precisa de mais tempo e que saiba explorar o talento dos mais r√°pidos.

 

2) Não se deixe influenciar por propaganda. Talento para marketing nem sempre coincide com preocupação acadêmica e eficiência pedagógica. Quem gasta muito em propaganda, repassa este custo para o aluno ou acaba economizando no professor.

Um projeto de ensino de l√≠ngua estrangeira deve explicar em que teoria de ling√ľ√≠stica se fundamenta e em qual teoria de aprendizado se inspira. Detalhes como ar condicionado, estacionamento, ambiente VIP, etc., s√£o irrelevantes. Slogans do tipo "A melhor escola de ...", "instrutores altamente qualificados", "metodologia moderna", "m√©todo cient√≠fico", "curso r√°pido", "escola nota dez", s√£o frases de efeito apenas. Opini√Ķes abstra√≠das de fatos, s√£o um desrespeito √† intelig√™ncia do p√ļblico alvo. Desacredite das empresas que fazem uso de m√≠dia intrusiva, tais como tele-marketing, os chamados "outdoors" que carregam pouca informa√ß√£o e causam polui√ß√£o visual, as melodias pegajosas veiculadas por r√°dio, ou as enganosas mensagens por TV apoiadas na estampa de astros populares.

 

 

3) Não se influencie pelo nome da escola, mas sim pelo currículo do instrutor. Não é a cor da camiseta que faz o bom jogador. O fato de escolas em diferentes cidades operarem sob o mesmo nome e usarem o mesmo livro não significa que sejam iguais muito menos que os instrutores sejam todos bons. O fundamental é o instrutor, não o nome da escola nem os materiais de ensino usados. Linguagem é comportamento humano, e habilidade sobre uma língua depende de prática no convívio e no contato pessoal com pessoas que falam esta língua com naturalidade e desenvoltura. Plano didático, regras gramaticais, livros, fitas, videotapes ou CD-ROMs, podem constituir-se num complemento interessante mas pouco lhe ajudam a desenvolver a habilidade funcional de que você necessita.

 


Envie uma resposta
Índice de mensagens


 English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
What about WISDOM?  –  Kerlla  20/JAN/2006, 4:17 AM
 What about WISDOM?  –  Rodolfo  20/JAN/2006, 11:28 AM
What about WISDOM?  –  Fl√°via Backer  20/JAN/2006, 11:57 AM
What about WISDOM?  –  Deivis  20/JAN/2006, 12:10 PM
What about WISDOM?  –  Elaine  20/JAN/2006, 12:12 PM
What about WISDOM?  –  Deivis  20/JAN/2006, 12:30 PM
What about WISDOM?  –  Nayra  22/JAN/2006, 8:43 PM
Para Fl√°via - What about WISDOM?  –  Rodolfo  20/JAN/2006, 1:18 PM
What about WISDOM?  –  Marco  20/JAN/2006, 1:15 PM
What about WISDOM?  –  Deivis  20/JAN/2006, 3:02 PM
To Marco  –  Jos√© Roberto  20/JAN/2006, 3:44 PM
Jose Roberto  –  Marco  23/JAN/2006, 12:26 AM
Marco  –  Jos√© Roberto  23/JAN/2006, 10:49 AM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K