Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]
   
ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE


Autor:  Rodolfo
E-mail:  não-disponível
Data:  20/JAN/2006 11:28 AM
Assunto:  What about WISDOM?
 
Mensagem: 

Para vocês todos que não param de pedir opiniões sobre escolas, como se houvesse grande diferença entre elas, aqui seguem algumas orientações feitas pelo Prof. Ricardo, webmaster deste site. O texto completo encontra-se em: http://www.sk.com.br/sk-como.html

 

1) Na escolha de um programa de treinamento em inglês, evite o ensino padronizado em pacote, aquele normalmente comercializado através de redes de franquia. É notório o fato de que diferentes pessoas têm diferentes ritmos de assimilação. Portanto, qualquer marcha predeterminada de Livro 1, Livro 2 dificilmente vai se adaptar de forma ideal às características individuais de cada um. Procure sempre um trabalho sob-medida, não serializado, que respeite o ritmo de assimilação de quem precisa de mais tempo e que saiba explorar o talento dos mais rápidos.

 

2) Não se deixe influenciar por propaganda. Talento para marketing nem sempre coincide com preocupação acadêmica e eficiência pedagógica. Quem gasta muito em propaganda, repassa este custo para o aluno ou acaba economizando no professor.

Um projeto de ensino de língua estrangeira deve explicar em que teoria de lingüística se fundamenta e em qual teoria de aprendizado se inspira. Detalhes como ar condicionado, estacionamento, ambiente VIP, etc., são irrelevantes. Slogans do tipo "A melhor escola de ...", "instrutores altamente qualificados", "metodologia moderna", "método científico", "curso rápido", "escola nota dez", são frases de efeito apenas. Opiniões abstraídas de fatos, são um desrespeito à inteligência do público alvo. Desacredite das empresas que fazem uso de mídia intrusiva, tais como tele-marketing, os chamados "outdoors" que carregam pouca informação e causam poluição visual, as melodias pegajosas veiculadas por rádio, ou as enganosas mensagens por TV apoiadas na estampa de astros populares.

 

 

3) Não se influencie pelo nome da escola, mas sim pelo currículo do instrutor. Não é a cor da camiseta que faz o bom jogador. O fato de escolas em diferentes cidades operarem sob o mesmo nome e usarem o mesmo livro não significa que sejam iguais muito menos que os instrutores sejam todos bons. O fundamental é o instrutor, não o nome da escola nem os materiais de ensino usados. Linguagem é comportamento humano, e habilidade sobre uma língua depende de prática no convívio e no contato pessoal com pessoas que falam esta língua com naturalidade e desenvoltura. Plano didático, regras gramaticais, livros, fitas, videotapes ou CD-ROMs, podem constituir-se num complemento interessante mas pouco lhe ajudam a desenvolver a habilidade funcional de que você necessita.

 


Envie uma resposta
Índice de mensagens


 English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
What about WISDOM?  –  Kerlla  20/JAN/2006, 4:17 AM
 What about WISDOM?  –  Rodolfo  20/JAN/2006, 11:28 AM
What about WISDOM?  –  Flávia Backer  20/JAN/2006, 11:57 AM
What about WISDOM?  –  Deivis  20/JAN/2006, 12:10 PM
What about WISDOM?  –  Elaine  20/JAN/2006, 12:12 PM
What about WISDOM?  –  Deivis  20/JAN/2006, 12:30 PM
What about WISDOM?  –  Nayra  22/JAN/2006, 8:43 PM
Para Flávia - What about WISDOM?  –  Rodolfo  20/JAN/2006, 1:18 PM
What about WISDOM?  –  Marco  20/JAN/2006, 1:15 PM
What about WISDOM?  –  Deivis  20/JAN/2006, 3:02 PM
To Marco  –  José Roberto  20/JAN/2006, 3:44 PM
Jose Roberto  –  Marco  23/JAN/2006, 12:26 AM
Marco  –  José Roberto  23/JAN/2006, 10:49 AM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K