Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  J.
E-mail:  não-disponível
Data:  31/JAN/2006 9:48 AM
Assunto:  Metodo de aprendizado no Exterior

Mensagem: 

Ola pessoal, meu nome e J. e estou morando faz 2 meses na Inglaterra. Gostaria de pedir a ajuda de voces, ja que estou passando por uma situacao pela qual provavelmente alguem aqui do forum ja deve ter passado.

Sou estudante universitario no Brasil e estudei ingles com professor nativo por 1 ano e meio, alem disso sempre fui bastante dedicado em relacao a lingua inglesa. Durante minhas aulas de ingles eu sentia que estava aprendendo bastante o idioma, ja conseguia ter conversas mais longas em ingles e estava comecando a criar uma confianca nesse sentido. No meio do ano passado acabei indo para a Italia e fiquei la ate o fim de novembro. Nesse meio tempo consegui aprender bem (e rapido!) o italiano gracas a convivencia diaria com pessoas de la mesmo. Durante esse tempo todo nao falei uma palavra em ingles por la e ja nos ultimos dias meus na Italia, fui conversar com um Alemao numa estacao de trem em ingles e nao consegui nem terminar a conversa direito por que meu Ingles ja apresentava sinais de "esgotamento". E foi ai que o pesadelo comecou. Na ansia de falar italiano todos os dias, portugues eu ja mal falava quando conversava com um ou outro brasileiro, mas como passava o dia inteiro fora, nem falava muito. O meu italiano estava melhorando cada vez mais e meu ingles piorando dia pos dia, e pior, eu nem desconfiava de que isso estava acontecendo ate entao. Meus planos de mudar para a inglaterra vieram, e o dia de partir "definitivamente" para a chegou. Logo no aeroporto minha cabeca ja comecou a ficar confusa e aquela pequena confianca que eu tinha no ingles ha um tempo atras ja estava me deixando na mao. Comecei a "evitar" falar o ingles no aeroporto e fiz de tudo para, ate desembarcar na inglaterra, falar somente o italiano onde fosse possivel. Cheguei na Inglaterra ja com vontade de "fugir", notei que aprendi um ingles "entendivel" no Brasil (o professor deve ter feito de tudo para falar de uma maneira que eu entendesse o que ele estava falando) e cheguei aqui dado de cara com um contexto totalmente diverso do que eu imaginava e com o qual estava acostumado. Minha cabeca esteve e ate hoje ainda esta "perdida". De aluno dedicado passei a ser uma pessoa com "medo" de falar ingles. Aquele "sentir-se bem ao conversar em ingles" que ja tanto vi nos arquivos do prof. Ricardo e' totalmente o contrario do que eu sinto aqui e do que imagino sentir num medio prazo. Logo que comecei a procurar emprego por aqui, quando as empresas ligavam para marcar entrevistas,etc.. eu ja nao entendia quase nada no telefone o que certamente me fez perder boas oportunidades. Hoje completo 1 mes que estou trabalhando numa empresa de ingleses onde "ouco" ingles naturalmente o tempo todo. Parece que meus ouvidos ja estao ate acostumando com o Ingles e as palavras ja estao comecando a fazer mais sentido pra eles! : ) Como trabalho numa area onde nao preciso interagir muito (desenvolvimento de software) estou melhorando bastante o Listening mas para falar ainda estou aprendendo muito lentamente. O aprendizado tem sido muito muito lento, o que tem me causado um pouco de preocupacao. Alem de escutar cds, filmes, etc... aprendo realmente os significados das palavras ouvindo elas de meus colegas e "supondo" seus significados baseado nas circunstancias em que sao ditas. Aprendo meio que na base da "tentativa-erro", como uma crianca que nao sabe falar e esta comecando a aprender novas palavras quando alguem lhe diz o que e ou escutando os pais (neste caso meus colegas de trabalho, chefe, etc)  falar sobre o significado. Meu ingles no Brasil era intermediario, porem, diante de uma massa de "fluentes" por aqui, o sentimento eh de que hoje sou pre-iniciante. As palavras simplesmente desapareceram. O choque ao chegar aqui foi enorme, ja tinha ouvido pessoas falarem e tal, mas nada comparado ao que eu passei. Muitos vem para estudar aqui, escolas etc... eu cheguei apenas para trabalhar e claro, aprender ingles tambem. Entretanto, ainda nao comecei numa escola e nao sei oque fazer agora. Como o aprendizado tem sido lento, fico preocupado em continuar aprendendo ingles dessa maneira "velhos tempos" e o tempo passar por mim e me deixar "plantado". Nao tenho contato com brasileiros ou qualquer pessoa que fale portugues aqui, o que ainda pode me ajudar bastante no aprendizado. Possuo um colega de trabalho que tem uma otima pronuncia e estou pensando em fazer aulas particulares com ele ja que ele tem uma longa experiencia no ensino de ingles. A pergunta eh, e agora, o que eu faco?  Me matriculo numa escola de ingles para fazer aulas? Faco aulas particulares, mesmo que em menor quantidade de aulas, ja que o custo eh bem maior? Gostaria de alguma sugestao de voces para que eu possa descobrir uma maneira eficaz de aprender o idioma. Se alguem ja passou por uma situacao semelhante a essa que estou passando, me expliquem como a cabeca se comporta com o passar do tempo depois de tanta confusao hehe!!!  Um abraco a todos

J.

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
 Metodo de aprendizado no Exterior  –  J.  31/JAN/2006, 9:48 AM
Metodo de aprendizado no Exterior  –  Johannes  31/JAN/2006, 3:00 PM
Metodo de aprendizado no Exterior  –  Fox Fox  31/JAN/2006, 3:17 PM
Metodo de aprendizado no Exterior  –  Johannes  31/JAN/2006, 4:26 PM
Metodo de aprendizado no Exterior  –  J.  31/JAN/2006, 4:35 PM
Metodo de aprendizado no Exterior  –  Johannes  31/JAN/2006, 5:01 PM
Metodo de aprendizado no Exterior  –  orlando  31/JAN/2006, 5:09 PM
Método de aprendizado no exterior  –  J2  31/JAN/2006, 5:20 PM